fbpx
Vinícolas brasileiras: veja 5 motivos para visitá-las!

Vinícolas brasileiras: veja 5 motivos para visitá-las!

Compartilhe

O encantador universo dos vinhos tem uma atração a mais para os amantes (ou nem tanto) da bebida: as suas vinícolas — com destaque para as vinícolas brasileiras.

Afinal de contas, esses locais não apenas são responsáveis pela produção dos nossos vinhos, como também contam um pouco da história da bebida e, consequentemente, da nossa própria história e cultura.

Você sabia que, atualmente, é possível visitar muitas dessas vinícolas brasileiras? Assim como as grandes produtoras de vinho do mundo, as nossas também estão abrindo as suas portas aos praticantes do enoturismo.

Será que vale a pena incluir uma (ou muitas!) delas em seu próximo roteiro de viagem? A gente responde agora mesmo. Confira!

A importância de conhecer a história dos vinhos

Como dissemos, visitar uma vinícola é uma forma surpreendente de imersão não apenas no universo da bebida, como também na cultura de um povo — ou de mais de um povo.

Isso porque a história do vinho é quase tão antiga quanto a história da própria humanidade e, geralmente, ao colocar os pés em uma vinícola, é como se você se transportasse para dentro de cada um desses episódios.

Além disso, se você já é um apreciador dos vinhos, vai se encantar ainda mais ao conhecer cada um de seus detalhes e curiosidades: a colheita da uva em determinados períodos do ano e do dia, as cores e características dos frutos que se transformam nos mais variados tipos da bebida, os processos de maturação. Ao ver tudo isso de perto, certamente, você nunca mais vai olhar para a sua taça de vinho da mesma forma.

Por fim, o conhecimento é sempre melhor quando é compartilhado, não é mesmo? Ao se reunir com um grupo de amigos tão apaixonados por vinhos como você, será possível dividir boas histórias sobre a bebida — o que vai render ótimas conversas e troca de informações interessantes.

As 5 razões para você visitar as vinícolas brasileiras

Ainda não está convencido de que um passeio dessa grandeza deve estar em seu próximo roteiro? Vamos listar 5 motivos, mas poderiam ser muitos, muitos mais. Confira!

1. As paisagens são deslumbrantes

Para que as parreiras frutifiquem da melhor forma possível, elas são cultivadas em regiões específicas: geralmente, locais de clima ameno, com uma grande extensão e muita área verde. Ao início ou fim do dia, o sol também costuma dar um espetáculo à parte nesses cantinhos especiais. Ou seja, para aquelas pessoas que gostam de estar em meio à natureza e de apreciar belas paisagens, não há nada melhor.

Além das belezas naturais, as próprias construções do local tendem a ser um charme especial do passeio. Como dissemos, essa vinícolas ajudam a contar a história de um povo e de seu vilarejo. Normalmente, são lugares mais pacatos, onde os arranha-céus e o desenvolvimento desenfreado ainda não chegaram, nos transportando para regiões incríveis.

2. O processo de fabricação é surpreendente

Quando você coloca o seu vinho na taça, consegue imaginar todo o caminho que as uvas percorrem para que estejam ali? Sim, é possível imaginar que as frutas foram colhidas, processadas e engarrafadas, mas como será que isso acontece?

Ao estar submerso nesse processo de produção, você consegue perceber toda a magia que envolve os vinhos — e entende por que a paixão pela bebida é tão intensa. É, realmente, um trabalho que merece o nosso respeito e admiração, além de nos ensinar lições que já estamos esquecendo, como a importância de esperar o tempo certo das coisas: para obter as melhores uvas, para alcançar a maturação correta, é preciso aguardar. Uma verdadeira lição de vida!

3. O conhecimento adquirido é incomparável

Imaginamos que, lendo o conteúdo do nosso blog, você já tenha descoberto muitos fatos e curiosidades sobre a produção de vinho. Agora, imagine-se in loco, observando tudo, sentindo os aromas e aprendendo sobre todas as etapas do processo por meio de uma visita guiada.

Isso mesmo! Em sua maioria, as visitações são feitas em grupos, que são acompanhados por um guia especializado, pronto para contar todos os segredos e sanar as dúvidas dos turistas.

Trata-se de uma verdadeira aula, mas em vez de uma prova, o final brinda os visitantes com uma degustação inesquecível!

4. A gastronomia também é incrível

O momento de degustar os produtos da vinícola é, realmente, um dos mais esperados. Mas além das bebidas, a gastronomia desses locais costuma ser surpreendente. Afinal, onde há muito vinho, geralmente, há boa comida.

Os amantes da bebida costumam ser pessoas que gostam de beber e comer bem. Por isso, as cidades onde o enoturismo tem sido valorizado estão apostando, cada vez mais, nesse setor — e oferecendo excelentes restaurantes, bistrôs e hospedagens.

5. As amizades feitas podem ser cultivadas para sempre

Se você faz um passeio em grupo para um parque aquático, por exemplo, vai encontrar pessoas apaixonadas por diversão na água. Agora, se vai a uma visitação em uma vinícola, que perfil de pessoas vai conhecer por lá? Se respondeu “fãs de vinhos”, acertou.

Ou seja, é um local incrível para fazer amigos que compartilham dos mesmos interesses que você. Dentro do seu grupo de amigos e familiares, certamente, há aquelas pessoas que adoram abrir uma garrafa de vinho e aproveitar bons momentos, mas será que elas têm o mesmo grande interesse por esse universo?

Ao visitar uma vinícola, é possível conhecer pessoas interessantes, encantadas por vinhos e de diferentes localidades, o que permite que você faça bons amigos por todo o Brasil. Quem sabe vocês não combinam a próxima visita juntos, criando um roteiro de enoturismo pelo Brasil? É uma boa oportunidade de viajar o país (e o mundo)!

As vinícolas brasileiras são conhecidas por seus encantos, charme e, principalmente, pela qualidade de suas produções. Cada vez mais as nossas produtoras têm se destacado no mercado internacional, sendo, inclusive, bastante premiadas. Se você se interessa por esse tipo de turismo e, até mesmo, já visitou alguma vinícola no exterior, vale a pena valorizar o nosso próprio produto em seu próximo destino.

Gostou deste conteúdo? Já quer se preparar para a próxima viagem? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e vá convidando a sua turma!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X