fbpx
Vinho e mulher: conheça as curiosidades dessa relação

Vinho e mulher: conheça as curiosidades dessa relação

Compartilhe

Pode até ser verdade que, há algum tempo, o universo da vitivinicultura era majoritariamente masculino, mas a relação entre vinho e mulher tem se fortalecido bastante com o passar dos anos. Isso acontece devido o desenvolvimento do interesse em comprar, degustar e conhecer mais sobre a bebida.

Não é para menos, afinal, o vinho tem várias propriedades que fazem bem ao corpo da mulher. Uma pesquisa realizada pela revista Food Quality and Preference sugere que as mulheres contam com um paladar mais apurado, o que faz delas excelentes degustadoras. É a harmonização perfeita!

Vamos entender melhor sobre a relação entre vinho e mulher? Continue a leitura!

O que dizem as pesquisas?

As pesquisas científicas são os principais recursos utilizados quando se deseja compreender sobre as peculiaridades do comportamento humano e os padrões de consumo, por exemplo. Já existem estudos que comprovam essa crescente aproximação entre vinho e mulher.

De acordo com uma pesquisa feita em 2014, as mulheres já consomem mais vinho do que os homens em alguns lugares do mundo, como é o caso dos Estados Unidos. No país, as mulheres são responsáveis por 59% do consumo da bebida.

Não se engane: a relação entre vinho e mulher não se limita aos tipos mais delicados da bebida, pois há bastante procura também por tintos mais encorpados.

Aliás, não é só em relação ao consumo que se tem dados expressivos de crescimento: o interesse tem se manifestado também pela formação profissional no mundo dos vinhos. Segundo Andreia Gentilini, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, as mulheres já compõem 50% das salas dos cursos de formação, e a tendência é que os números só aumentem.

Quais são os benefícios do vinho para a saúde da mulher?

Além de ser uma bebida deliciosa e elegante, o vinho tem princípios ativos que trazem benefícios para a nossa saúde — o que pode ser ainda mais vantajoso para as mulheres.

Evidentemente, apenas o seu médico pode determinar tais vantagens, afinal, cada organismo reage de maneiras de diferentes. Algumas pesquisas, no entanto, apresentam indícios positivos. Continue a leitura e saiba mais!

Redução dos efeitos da menopausa

As mulheres eventualmente têm que lidar com a menopausa, e só quem viveu o climatério sabe como esse período pode ser desconfortável. Além dos sintomas de caráter psicológico, devido à alteração hormonal, as mulheres também apresentam ganho de peso, diminuição da libido e principalmente ondas de calor — e é aqui que entra o vinho.

Os polifenóis, substâncias químicas abundantes no vinho, agem no corpo da mulher de forma a minimizar os efeitos desconfortáveis gerados pelo calor momentâneo. Não para por aí: os compostos da bebida também auxiliam no desenvolvimento da massa óssea, que é reduzida devido às alterações hormonais nesse período.

Controle do peso

O controle do peso é algo que muitas mulheres prezam bastante, até por uma questão de saúde. É importante dizer que o vinho não vai atrapalhar em nada a sua dieta, muito pelo contrário: pode até ajudar no emagrecimento.

O estudo que ajuda a comprovar esse fato foi feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e considerou cerca de 20 mil mulheres na pesquisa. A análise comparativa realizada mostrou menos riscos de uma mulher chegar ao sobrepeso ou à obesidade caso consuma vinho de forma moderada. Contudo, vale destacar que adotar uma alimentação e estilo de vida saudáveis influencia bastante nesse objetivo.

 

Presença de antioxidantes

Se os radicais livres são microorganismos responsáveis pelo desgaste e ataque às suas células, os antioxidantes são os compostos capazes de proteger seu organismo desses invasores. Como o vinho tem alta concentração de polifenóis, ele é uma ótima opção para desenvolver essas substâncias.

Na verdade, os antioxidantes não trazem apenas um benefício para sua saúde, mas vários:

  • agem contra o envelhecimento, prevenindo rugas e flacidez;
  • melhoram a saúde do cabelo;
  • ajudam na circulação sanguínea;
  • previnem problemas cardíacos e muito mais.

Estimulação da libido

Muitas mulheres sofrem com a falta de desejo sexual em algum estágio da vida adulta. O que muitas delas não sabem é que, além de ser uma das bebidas mais românticas de todas, o vinho também estimula a libido.

Estudos já foram feitos nesse sentido e comprovaram que mulheres que bebem de uma a duas taças de vinho por dia sentem mais desejo sexual devido ao aumento de hormônios que a bebida oferece na ingestão. Além disso, o vinho dá a sensação de relaxamento, o que contribui para a manutenção da saúde da sexualidade feminina.

Quais são os vinhos favoritos das mulheres?

Já provamos que a relação entre vinho e mulher é simplesmente uma combinação perfeita, então chegou a hora de saber quais opções da bebida são as favoritas delas. Veja só!

Vinhos brancos

Não é segredo para ninguém que muitas mulheres preferem o vinho branco. Esse tipo de vinho costuma ser mais frutado, tem aromas florais e não oferece a sensação de adstringência na boca.

Além do mais, os vinhos brancos combinam com climas tropicais e harmonizam com peixes e frutos do mar, massas e até com as sobremesas. Entre as principais escolhas estão o Chardonnay e o Sauvignon Blanc.

Vinhos rosés

Mulheres que procuram um equilíbrio entre o tinto e o branco adoram o vinho rosé. Ele traz refrescância e muita leveza, o que é a cara do verão. Na verdade, é uma opção coringa, já que combina com muitos alimentos, sendo uma escolha bem-sucedida para diversas ocasiões. Bons exemplos de vinhos rosé favoritos das mulheres são o Merlot e o Grenache.

Vinhos tintos

Quem diz que as mulheres não gostam de vinhos tintos está terrivelmente enganado. A uva Pinot Noir — originária da França, mas que já é produzida em vários lugares do mundo —, por exemplo, é uma pedida certa para mulheres. Esse tipo de vinho tem notas de frutas vermelhas, e a coloração intensa oferece elegância e sofisticação.

Outro bom exemplo é o tinto Merlot. O sabor é mais intenso e remete a frutas negras, como ameixa, chocolate, baunilha e café. É ideal para aquela mulher que já tem algum conhecimento sobre os vinhos, mas gostaria de explorar mais sabores.

Vinho e mulher harmonizam perfeitamente, e a tendência é que os dois se aproximem ainda mais. Trata-se de uma relação sem regras, ou seja, as escolhas devem ser baseadas a partir das preferências de cada uma, sem qualquer tipo de limitação.

Conteúdos como esses estão sempre por aqui. Que tal receber os post diretamente na sua caixa de e-mails? Essa é uma ótima forma de estar sempre por dentro do universo dos vinhos!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X