fbpx
Veja quais são os pratos para comer com vinho e como escolhê-los

Veja quais são os pratos para comer com vinho e como escolhê-los

Compartilhe

O vinho acompanha muitos tipos de comida e é uma excelente escolha em todas as ocasiões. Essa bebida milenar tem tantas variedades e são tantas as possibilidades de combinações que é sempre possível formar um conjunto perfeito, para fazer da sua refeição uma experiência única. 

Mas existem alguns pratos que têm como característica, por suas histórias, sabores e perfumes, a propriedade de combinar perfeitamente com um bom vinho. Neste texto, você conhecerá os pratos para comer com vinho mais consagrados e ainda entenderá como escolher a bebida certa. Vamos lá!

A importância da harmonização 

Por melhor que um prato seja, a experiência que ele oferece sempre pode ser melhorada pela combinação com o vinho certo. A bebida acrescenta em textura, temperatura, aroma e sabor, fazendo com que o alimento adquira qualidades novas e aprimorando o que ele tem de melhor. Existem, basicamente, duas formas de harmonizar. 

Contraste

A harmonização por contraste consiste em escolher bebidas que têm características opostas àquelas mais marcantes no prato. Pode ser a temperatura, as notas presentes nos sabores e, até mesmo, a cor. Esse tipo de harmonização acentua bastante a personalidade do prato e do vinho. 

Similaridade

Já a harmonização por similaridade procura encontrar sabores complementares ou que estendam o alcance do sabor de ambos os elementos. As características são utilizadas como se fossem diferentes tons de uma mesma cor. Assim, a similaridade tem a função de fixar e ampliar o que existe de mais característico na comida e na bebida.

Pratos que pedem um bom vinho

Em todas as categorias de pratos, é possível encontrar boas harmonizações com o vinho. A seguir, você conhecerá algumas das melhores combinações entre os pratos para comer com vinho, divididas em categorias. Acompanhe!

Carne vermelha 

A carne vermelha é um prato que se destaca por representar muito o Brasil e que é quase uma unanimidade entre os apreciadores da boa gastronomia, sendo comumente associada ao vinho. Os tintos são ótimos acompanhamentos para ela. Assim, a combinação desses dois elementos é sucesso garantido. 

Churrasco de picanha  

A picanha assada na brasa tem como elementos marcantes a gordura, o defumado e o sal. Esses elementos, junto com a suculência característica de um bom churrasco, combinam perfeitamente com os taninos mais marcantes dos vinhos Cabernet e Malbec. 

Peixes

Os peixes, mais leves e frescos, são associados às uvas brancas. Eles também combinam muito bem com os vinhos verde e rosé. Servidos mais gelados que os tintos, suas notas florais e adocicadas têm a propriedade de não se sobrepor ao sabor da carne branca, delicado e sutil. 

Tilápia grelhada

O gosto do brasileiro pela tilápia cresceu exponencialmente nos últimos anos, e ela se tornou um dos peixes mais consumidos no Brasil. Sua carne firme e com baixo teor de gordura vai muito bem com um espumante clássico. Uma boa apresentação pode fazer dela um prato bem sofisticado. 

Massas

A Itália é berço de algumas das uvas mais consagradas mundo afora para a produção de vinhos. É claro que as massas italianas são também muito admiradas. Por isso, não poderia faltar um toque dessa cultura tão presente no Brasil e que agrada em qualquer regão do nosso território.

Pizza de Mussarela 

A simplicidade é uma virtude inquestionável de uma boa pizza de mussarela. A gordura do queijo com o gosto da farinha queimada nas bordas da massa casam maravilhosamente bem com um vinho tinto Merlot. Os taninos mais delicados e a acidez dessa bebida combinam muito bem com esse tipo de pizza.

Sobremesas

As sobremesas fecham a refeição e podem ser definitivas para uma boa impressão. É por isso que não se deve descuidar da escolha da bebida para esse momento. Não se engane, os doces combinam bastante com um bom vinho, desde que você faça a escolha correta.

Mousse de chocolate

O Brasil é um dos maiores produtores de cacau do mundo. É daqui que sai a matéria- prima para alguns dos melhores chocolates que existem. O chocolate meio amargo se beneficia muito das notas amadeiradas e de especiarias que você pode encontrar nos melhores vinhos Cabernet Sauvignon.

A importância de experimentar

Existem vários guias de harmonização e diversas receitas prontas para conseguir a melhor combinação entre pratos e vinhos — mas nunca se esqueça de que eles são apenas guias, e não regras. Quando se trata de algo subjetivo e que depende do gosto pessoal, nenhum critério deve ser absoluto. O mais importante é que você e seus convidados gostem da mistura.

O segredo é experimentar sempre e com variedade. Não fique na zona de conforto e arrisque combinações que você nem imaginou. Conhecer as variedades de vinhos ajuda a montar um repertório de memórias que você poderá acessar quando pensar em combinar um prato com a bebida.

A escolha certa

Brasil é hoje o local onde são produzidos alguns dos vinhos mais premiados do mundo. Aqui, você encontra rótulos campeões e que têm reconhecimento internacional por sua qualidade. Comprando de produtores nacionais, que oferecem qualidade mundial, você recebe o que há de melhor gastando pouco. Ainda, privilegia e fortalece a produção do nosso país, favorecendo os nossos produtores e milhares de famílias.

A Vinícola Campestre oferece uma variedade imensa de produtos de alta qualidade produzidos no Brasil, em uma região consagrada, onde as uvas se adaptaram muito bem. Encurte o caminho do produtor até a sua mesa escolhendo os melhores vinhos nacionais e harmonize seus pratos preferidos com alguns dos melhores vinhos que existem!

Neste texto, nosso objetivo foi mostrar alguns pratos para comer com vinho que são triviais na mesa dos brasileiros, para que você possa notar que é possível harmonizar a sua bebida e comida preferidas sem grandes complicações. Assim, o vinho estará em sua mesa com muito mais frequência. Aproveite!

Interessado em fazer boas combinações? Que tal, então, já garantir alguns bons rótulos nacionais para as suas próximas refeições com a família ou os amigos? Acesse nossa loja e conheça vinhos de mesa tintos e brancos com qualidade superior e o excelente custo-benefício da marca Pérgola!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X