Veja como escolher bons vinhos e espumantes para festas de casamento

Veja como escolher bons vinhos e espumantes para festas de casamento

Entre tantos detalhes que precisam de atenção ao organizar uma festa de casamento estão as bebidas. Para muitos, elas são essenciais e podem até ditar o tom da festa — que começa mais séria e vai ficando mais animada com o passar das horas e com o esvaziamento das garrafas.

O vinho para casamento tem sido uma escolha cada vez mais frequente nesse tipo de celebração, seja por causa da sua capacidade de agradar aos mais diversos paladares ou pelo toque de sofisticação que traz à cerimônia.

Convenhamos que, gostos à parte, uma taça de vinho é, realmente, mais elegante que um copo de cerveja. E se a bebida for de boa qualidade, os convidados agradecerão pela ausência da ressaca na manhã seguinte.

Mas afinal, há algum segredo ao comprar vinhos e espumantes para um casamento? Existem, sim, algumas dicas que podem ajudar nessa importante missão. E nós contaremos tudo agora. Confira!

Respeite a harmonização com o cardápio

A harmonização entre pratos e vinhos já é um assunto bastante conhecido pelos apreciadores da bebida. Portanto, precisa ser levada a sério caso você espere que a cerimônia seja lembrada de forma positiva. Fazer a sintonia perfeita entre um vinho ou espumante e o alimento que será servido faz a diferença no paladar e na forma como tudo “bate” no estômago.

A regra vale para o cardápio completo da festa: dos canapés da entrada, seguindo pelos pratos principais (quentes e frios) até chegar aos esperados doces. Em outras palavras, as bebidas devem ser harmonizadas para que tudo fique ainda mais gostoso!

Quer alguns exemplos de como combinar diferentes preparos com vinho para casamento? Veja só!

Canapés

Geralmente, os primeiros alimentos servidos na festa de casamento são petiscos mais leves que podem ser consumidos frios — para que os convidados cheguem e já possam ter algo para apreciar, sem demora e na temperatura certa.

Nesse momento, os espumantes Brut são boas opções, pois, além de harmonizarem com grande parte dos ingredientes dos petiscos frios, trazem o ar de celebração para que a festa comece muito bem!

Entradas

As entradas também costumam ser mais leves e servem apenas para saciar os convidados, sem tirar o foco do prato principal que virá a seguir. Opções muito apreciadas são sopas e caldos (talvez frios), saladas com frutos do mar e preparos com queijos.

É bom, então, fazer a harmonização com um vinho igualmente leve, que, além de acompanhar as entradas, não “pesará” no início da festa — mas deixará os pratos ainda mais deliciosos. Imagine as opções que citamos acompanhadas de um tinto leve? Maravilhoso!

Pratos principais

Agora o cardápio ficará mais pesado, com alguns tipos de massas e carnes, provavelmente. Nesse momento da celebração, as pessoas estarão com mais apetite (e algumas já começam a ficar embriagadas).

Por isso, um prato quente é a melhor opção, seja a festa durante o dia com um almoço, ou à noite com um jantar. Harmonize, então, a comida com um vinho tinto encorpado. Dessa forma, a gordura dos alimentos será mais apreciada e os sabores do conjunto serão um prazer ao paladar.

Bolo e doces

O momento mais esperado por muitos pede como acompanhamento perfeito um espumante Moscatel ou Demi-Sec. Isso porque a acidez dessas bebidas harmoniza perfeitamente com o açucarado dos doces e do bolo dos noivos.

Dica extra

É claro que essas opções de vinhos são para ocasiões em que todo o jantar é harmonizado. Se esse não é o caso da sua festa (e não há problema algum nisso), escolha apenas um vinho que seja capaz de garantir um bom paladar com todo o menu.

Então, opte por outras bebidas, como cerveja, whisky e até suco de uva integral — para as crianças e os convidados que não apreciam preparos alcoólicos. A única exigência é que o vinho seja de qualidade superior.

Calcule a quantidade de espumante e de vinho para casamento

Hoje existem planilhas que ajudam a calcular a quantidade de bebida por convidado de acordo com o tipo e a duração da celebração.

Via de regra, alguns parâmetros que você pode considerar são:

  • se o vinho for a bebida principal da refeição: 1 garrafa para cada 4 pessoas;

  • se o vinho não for a bebida principal da refeição: 1 garrafa para 6 ou 8 pessoas;

  • se o espumante for a bebida principal da festa: 1 garrafa para 1 ou 2 pessoas;

  • para o momento do brinde: 1 garrafa para 8 a 10 pessoas.

Uma dúvida frequente é: se não for possível servir tanto o vinho quanto o espumante, qual das opções escolher? Considerando outras bebidas que certamente serão servidas e as características festivas do espumante, ele deve ter prioridade.

Armazene e sirva as bebidas corretamente

Visto que as bebidas são, geralmente, compradas fora do buffet da celebração, é fundamental armazená-las de forma correta até o grande dia para que os vinhos não corram o risco de perder a qualidade.

O ideal é guardar as garrafas em um local seco, fresco (de preferência, com temperatura de 14 a 16 graus) e ao abrigo da luz. Se os vinhos forem armazenados por mais de 4 meses antes do casamento, mantenha-os na posição horizontal.

Quanto às taças, se você contratou um serviço, a equipe responsável cuidará para que cada bebida seja servida corretamente. Se não é o seu caso ou quer garantir que tudo seja feito de forma a valorizar as suas bebidas, a dica é:

  • vinhos são servidos em taças com bojo, haste e base;

  • espumantes são servidos em taças tulipa ou flauta (aquelas mais finas e alongadas);

  • espumantes doces também podem ser servidos em taças coupé (com haste fina e boca bem larga).

Como pôde ver, não há grandes mistérios para escolher um bom vinho para casamento. Mais uma vez, fique atento à qualidade de bebida, lembrando que há excelentes rótulos brasileiros para garantir um melhor custo-benefício para a sua festa. Por fim, lembre-se de se divertir e de celebrar esse momento com muita tranquilidade e amor!

Quer saber mais sobre harmonização? Então, veja o nosso artigo com os 6 melhores acompanhamentos de vinho!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X