fbpx
Natural, integral, orgânico e néctar: as diferenças entre os sucos de uvas

Natural, integral, orgânico e néctar: as diferenças entre os sucos de uvas

Compartilhe

Na busca por uma vida mais saudável, muitas pessoas têm encontrado no suco de uva uma excelente opção de bebida, que traz diversos benefícios para a saúde. Mas diante de tantas opções nas prateleiras, fica a dúvida: qual a diferença entre suco de uva natural e integral?

Na próxima vez que você parar em frente a todas as caixinhas e garrafas disponíveis, é importante perceber que existem alguns detalhes que diferenciam os sucos: além dos tipos de uvas (que podem ser brancas ou roxas), há os naturais, os integrais, os orgânicos e os néctares.

Para ajudar você a entender as principais diferenças — e a como escolher o seu suco — escrevemos este texto. Continue a leitura para descobrir as vantagens dessa bebida poderosa, e porque você deve colocar o suco de uva na sua geladeira e na sua rotina!

Os benefícios de um bom suco de uva

Um único copo de suco de uva, diariamente, oferece ao nosso organismo uma importantíssima combinação de taninos, bioflavonoides e resveratrol.

Simplificando, um copo de suco de uva faz bem para a saúde de todo o corpo. Isso porque essas substâncias de nomes curiosos estão naturalmente presentes na casca das uvas — que, por sua vez, são mantidas integralmente na produção do suco.

Por isso, vale lembrar a importância de consumir um produto de qualidade, feito com boas frutas e que utiliza os melhores processos. Entre alguns dos benefícios mais incríveis podemos citar:

  • diminui o colesterol ruim;
  • ajuda a prevenir infartos e derrames;
  • auxilia a manter a pressão arterial sob controle;
  • fortalece o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de gripes, resfriados e doenças inflamatórias;
  • age contra o câncer;
  • favorece as funções hepáticas;
  • ajuda a emagrecer;
  • tem mais de 20 antioxidantes, o que retarda o envelhecimento das células e da pele.

Os tipos de suco de uva

Não foi preciso muito para convencer você a dar uma chance para os sucos de uva, não é verdade? Além de tantos benefícios para a saúde, ele é uma delícia! Não é à toa que tem caído no gosto dos consumidores de todas as idades. Entretanto, qual a principal diferença entre os sucos de uva?

É fundamental saber fazer essa diferenciação e ficar atento ao rótulo: quanto menor for a quantidade de polpa da fruta (ou da própria fruta) na bebida, menor vai ser o seu valor nutricional e, consequentemente, os seus benefícios para a saúde. O resveratrol, por exemplo, só é encontrado em quantidades benéficas nas versões integrais e orgânicas.

Natural

É a bebida preparada na hora, com as frutas frescas. Apesar de ser um pouco trabalhoso para preparar, vale a pena por apresentar os benefícios da uva da forma mais completa.

Integral

Produzido 100% com a polpa da fruta, a versão integral não contém açúcar, não é diluído em água e não contém conservantes nem aditivos. Além disso, sua composição é a mais próxima do vinho.

Geralmente, o suco de uva integral é vendido em garrafas de vidro para preservar ainda mais os seus benefícios e, por todos esses bons motivos citados, o seu custo é pouco mais elevado.

Orgânico

Tem todas as vantagens do suco integral, com o diferencial de que as uvas utilizadas em sua produção são orgânicas, ou seja, são cultivadas de forma bastante natural, sem agrotóxicos.

Néctar

De forma geral, o néctar é o suco de uva comercializado nas famosas caixinhas e latas. Com apenas 20% ou 30% de polpa de fruta em sua composição, o néctar tem água e açúcar, além de corantes e aromatizantes (para deixá-lo com uma cor mais bonita e um sabor melhor).

O que considerar na hora de escolher o seu suco

Agora que já sabe as principais diferenças entre os sucos de uva, basta entender o que você busca nesse tipo de produto. Com algumas diferenças importantes, desde o valor até a composição, fique atento aos rótulos e escolha com sabedoria!

Sabor e leveza

Como já dissemos, as versões integrais e orgânicas não possuem açúcar ou qualquer outro elemento em sua composição: são simplesmente uvas processadas, inclusive com as cascas, e que são riquíssimas em nutrientes!

Por esse motivo, a bebida tem um sabor mais forte e pode não agradar aquelas pessoas que preferem algo mais doce. Uma boa dica para quem quer tomar o suco integral, mas prefere algo mais leve, é dilui-lo com um pouco de água.

Os sucos de uvas brancas também costumam ser mais adocicados e leves, por causa das características naturais das frutas.

Praticidade e custo

Enquanto os sucos integrais e orgânicos são mais naturais, há quem prefira o néctar — seja pelo sabor ou pela praticidade de ter sempre a caixinha em mãos.

Afinal, as garrafas de vidro nem sempre são fáceis de transportar e ainda não são comercializadas em todos os lugares. Além disso, o néctar é uma opção mais barata do que as demais.

Durabilidade e conservação

Outro ponto para o néctar: por ser acrescido de conservantes, ele dura mais, dentro e fora da geladeira. Já as versões integrais e orgânicas acabam tendo a sua durabilidade diminuída e precisam ser conservadas em geladeira após sua abertura.

Ideal para as crianças

Atualmente, a alimentação infantil tem sido amplamente discutida, e a preocupação com os altos teores de açúcar, sódio e conservantes está cada vez maior.

Ao contrário dos sucos de caixinha, os sucos integrais e orgânicos não fazem nenhum mal para as crianças. Muito pelo contrário: os pequenos podem aproveitar essa delícia com todos os nutrientes para crescerem fortes e saudáveis.

Quanto ao paladar, não se preocupe. Como você já deve saber, não nascemos com o paladar “apaixonado” pelo doce — daí a preferência de muitos bebês por sabores ácidos, por exemplo. Experimente oferecer o suco integral diluído em água e surpreenda-se com a reação e a aceitação imediata!

Agora você já sabe a diferença entre suco de uva natural e integral! E o melhor, não vai mais se perder no meio de tantas opções na prateleira. Lembre-se de que quando se trata de saúde, a palavra-chave é equilíbrio. Queremos sempre oferecer o melhor para a nossa família em todos os momentos, mas, às vezes, a correria do dia a dia pode nos atrapalhar. Não se culpe e seja o melhor que você pode ser hoje!

Que tal conhecer os sucos Pérgola? São deliciosas opções de suco de uva tinto e branco, além do saboroso suco de maçã!​

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X