fbpx
(ESTENDER + 1000 PALAVRAS) Os benefícios do suco de uva integral

(ESTENDER + 1000 PALAVRAS) Os benefícios do suco de uva integral

Compartilhe

As pessoas hoje estão cada vez mais buscando por qualidade de vida e adotando hábitos saudáveis no dia a dia. Por isso, a procura por alimentos mais nutritivos, como o suco de frutas, está muito comum. Um bom exemplo é a uva, fruta que é tema de pesquisa de mais de 100 estudos por ser rica em nutrientes e trazer muitos benefícios para a saúde.

Você sabe exatamente quais são as melhorias que o suco de uva integral pode proporcionar à sua saúde e à da sua família? Ou ainda por que ele deve ser consumido todos os dias? Você vai descobrir neste artigo a resposta para essas e outras perguntas! Confira!

Vantagens do suco de uva integral para a sua saúde

1. Tem ricas propriedades nutricionais

Para manter a saúde em dia, precisamos ter uma dieta balanceada e rica de nutrientes e, por isso, as frutas devem fazer parte do nosso cardápio diário. A uva é uma ótima opção, pois suas propriedades nutricionais ajudam diretamente no funcionamento do nosso organismo, além prevenir várias doenças.

Tomar o suco de uva integral regularmente significa ingerir a vitamina A, K e C, compostos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Também estão presentes na fruta muitos minerais, como o potássio, o ferro e o cálcio.

2. Retarda o envelhecimento celular

Uma substância chamada de resveratrol, produzida pela própria fruta, além de protegê-la de fungos e pragas, também ajuda a trazer longevidade para os seres humanos. Para entender como ela age, precisamos compreender a ação da cituina, uma proteína do nosso organismo.

Basicamente, funciona assim: quando comemos em menor quantidade, a cituina é liberada no corpo. Ela tem como função proteger as células dos radicais livres e, assim, retardar o envelhecimento. O resveratrol age de uma forma muito parecida quando bebemos suco de uva.

3. Auxilia na prevenção do câncer

Infelizmente, não se sabe ainda o que desencadeia o câncer, mas é sabido que esse acontecimento está relacionado a uma série de fatores, inclusive com a ação dos radicais livres. Na verdade, eles têm o poder de alterar o material genético da célula e, assim, a replicação fica prejudicada, apresentando defeitos. É a multiplicação de células defeituosas que acaba gerando o tumor cancerígeno.

Como o suco de uva tem propriedades antioxidantes, elementos que combatem os radicais livres, ele consegue ajudar na prevenção do câncer quando consumido regularmente.

4. Ajuda nos exercícios físicos

Uma pesquisa realizada por professores da Universidade Federal da Paraíba comprovou que tomar um copo de suco de uva integral antes e depois dos treinos aumenta a circulação e reduz o cansaço, o que melhorou em 30% o desempenho dos atletas testados.

Isso quer dizer que ao fazer da ingestão da bebida um hábito, você conseguirá ter uma melhora na execução de exercícios físicos e, claro, mais disposição para as atividades comuns do dia a dia.

5. Reduz a circunferência abdominal

O Centro Universitário Metodista de Porto Alegre realizou um estudo com idosos que, durante um mês, teriam que tomar 400 ml de suco de uva integral por dia. O resultado foi excelente: redução do índice de massa corporal (IMC) e do colesterol ruim, além da perda de peso e de alguns centímetros na região do abdome.

Esse resultado foi possível devido à saciedade que a bebida oferece. Isso porque o suco de uva integral contém fibras, fazendo com que sacie a vontade de comer em grandes quantidades, ajudando a diminuir a gordura abdominal.

Sendo assim, beber um copo de suco de uva quando estiver com vontade de comer doces também contribui para a diminuição do consumo de calorias e impede variações das taxas de glicose.

6. Ativa a memória

Outra pesquisa conseguiu relacionar a importância do suco de uva integral para a memória. Por meio de ressonância magnética, notou-se que após 30 dias de ingestão da bebida, mais áreas do cérebro passaram a ser ativadas e houve melhora na intensidade das que já estavam ativas — o que auxilia na prevenção do Alzheimer.

Além disso, os antioxidantes ajudam a proteger o cérebro da ação dos radicais livres e auxiliam no transporte de oxigênio, prevenindo doenças degenerativas, como o Mal de Parkinson. Ainda, melhoram diversas áreas cognitivas, como a percepção, a atenção, o raciocínio e o aprendizado.

7. É um ótimo antidepressivo natural

Outro benefício do suco de uva é a ação antidepressiva. Sim! A uva é capaz de diminuir o mau humor por conter alta concentração de vitamina B, agindo como antidepressivo e colaborando para o bom funcionamento do sistema nervoso.

8. Faz bem para o coração

A uva tem compostos naturais bioativos chamados de fitonutrientes. Quando são consumidos com regularidade, eles podem prevenir doenças cardíacas. Isso porque diminuem o risco de coágulos no sangue e também ajudam a manter níveis saudáveis do colesterol.

9. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Você sofre com hipertensão? Se a resposta for sim, procure incluir o suco de uva integral na sua alimentação. Isso porque a bebida é uma grande aliada no combate aos problemas causados pela pressão alta, e a ingestão frequente do suco, ou da própria fruta, faz com que a circulação sanguínea seja estimulada.

Isso ajuda a manter a pressão sob controle. Além do mais, substâncias presentes na uva, como o resveratrol e antocianinas, funcionam como um reforço para ajudar os vasos sanguíneos a relaxarem, exigindo menos esforço do coração.

10. Tem ação antibacteriana

A uva conta com agentes antimicrobianos, ou seja, recursos que ajudam a evitar complicações de saúde envolvendo bactérias. O suco de uva também é muito eficaz contra infecções por ingestão de alimentos contaminados.

As cascas e as sementes da uva, dispensadas durante a fabricação do vinho, apresentam alto poder antibacteriano. Os nutrientes na fruta também inibem o crescimento de algumas bactérias relacionadas a infecções de origem alimentar.

11. Funciona como anti-inflamatório natural

O suco de uva também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, pois tem ativos com força anti-inflamatória. A bebida diminui as concentrações de substâncias produzidas pelo organismo que interferem no processo inflamatório e agem sobre algumas enzimas pró-inflamatórias.

Além disso, as uvas vermelhas têm mais polifenol — micronutriente anti-inflamatório presente nas cascas e sementes da fruta — do que as verdes.

Horário indicado para consumir

O mais recomendado é não ingerir líquidos durante as refeições, mas sim aguardar um intervalo de, mais ou menos, uma hora. Para beber o suco de uva integral, não é diferente. Procure consumir a bebida de manhã ou à noite, antes de se deitar. Mas lembre-se: se for ingerido com alguma refeição, ele pode gerar gases durante o processo de digestão.

Se estiver fazendo alguma atividade física, pode consumir a bebida antes e depois. O suco de uva associado ao exercício melhora o fluxo sanguíneo e ajuda o transporte de oxigênio e nutrientes para as células. Esse processo aumenta o rendimento durante a atividade e potencializa a recuperação do organismo.

Contudo, entenda que o suco de uva integral não terá os mesmos benefícios se a pessoa não tiver uma rotina de vida saudável. Uma alimentação rica em nutrientes, por exemplo, é muito importante para que o resveratrol possa agir. Para ter bons resultados, o ideal é beber um copo de suco de uva integral concentrado por dia (cerca de 200 ml). Só não pode exagerar, pois tudo em excesso engorda! Não há problema se for diluído em água, mas evite adicionar açúcar.

Diferenças entre o suco integral, néctar e refresco

Você sabe a diferença de todos esses tipos de bebida? Já se confundiu na prateleira do supermercado e acabou levando para casa algo que não queria? Bom, vamos esclarecer isso agora para que não haja mais confusão. Acompanhe!

Suco integral

Muito mais saudável, o suco de uva integral traz todas os benefícios que apresentamos anteriormente. Isso se deve ao fato de que sua composição é 100% natural e contém apenas o suco da fruta, ou seja, não há adição de água, açúcar, conservantes ou aditivos químicos.

No entanto, existem algumas marcas que produzem suco integral já adocicado. Por isso, é importante observar o rótulo antes de comprar para ter certeza do que você está levando para casa. Na dúvida, dê preferência às versões orgânicas.

Néctar

O néctar é bebida que causa mais dúvidas e a que mais é comparada ao suco integral. Apesar do nome, nada tem a ver com as flores e ele é realmente feito a partir da fruta, mas também é constituído de outros elementos.

Ao contrário do suco integral, o néctar contém conservantes, corantes e aditivos e apenas 20 a 50% da polpa da fruta. É aquele suco de caixa que mais encontramos nos supermercados.

Refresco

Essa é a pior opção para a sua saúde entre todas! Tratam-se de bebidas não fermentadas, que precisam ser diluídas em água e que não apresentam os benefícios da uva, uma vez que o refresco só tem 8% da fruta e ainda conta com alta concentração de açúcar. Além disso, a sua composição tem a presença de conservantes, corantes, aromatizantes artificiais.

Receitas de suco de uva

Já vimos que além de muito gostoso e refrescante, o suco de uva integral pode ser muito benéfico para a nossa saúde, certo? Agora chegou a hora de aprender algumas receitas com o suco ou com a própria fruta para potencializar ainda mais os seus benefícios nutritivos, mantendo seu cardápio saudável e variado. Confira a seguir!

Suco de uva e frutas vermelhas

O suco comum já é bom, mas e se você combinar as capacidades nutritivas da uva com outras frutas? Apresentamos a seguir então uma combinação com frutas vermelhas, ou seja, você pode usar framboesas, amoras, morangos ou mirtilos. Veja só!

Ingredientes

  • 2 xícaras de uvas sem sementes;
  • ½ xícara das frutas vermelhas da sua preferência;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

É uma preparação bem simples. Tudo o que você precisa fazer é bater todas as frutas e a água no liquidificador. Se quiser, coloque na geladeira ou sirva na hora, de qualquer forma é delicioso.

Suco de uva com gengibre

Você já conhece as propriedades do gengibre? Ele ajuda na perda de peso, é um potente anti-inflamatório, atua com antioxidante, regula a pressão… Enfim, é extremamente benéfico para a saúde. Sendo assim, que tal combiná-lo com o suco de uva? Conheça já esta receita.

Ingredientes

  • 250 ml de suco de uva integral;
  • gengibre a gosto;

Modo de preparo

Esta também é daquelas receitas que ficam prontas em cinco minutos. É só colocar tudo no liquidificador, bater bem e pronto. Como o gengibre tem um sabor forte, a dica aqui é usar apenas um pedacinho para manter o suco equilibrado.

Suco de uva com kiwi e hortelã

Já pensou em combinar kiwi, hortelã e uva em uma só bebida? Não tem como ficar ruim! Então pegue papel e caneta e anote mais esta receita.

Ingredientes

  • 250 ml de suco de uva integral;
  • 1 kiwi;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • folhas de hortelã a gosto.

Modo de preparo

Corte o kiwi em pedacinhos e bata no liquidificador com o suco de uva, a farinha e as folhas de hortelã. A linhaça serve para adicionar fibra à bebida e deixá-la ainda mais saudável, mas você pode substituí-la por outros ingredientes, como chia. Na hora de servir, adicione gelo e coloque algumas folhinhas no copo para decorar como um toque especial, se desejar.

Suco de uva com limão

Precisa de uma opção saudável e refrescante para dias quentes de verão? Então, é só adicionar o sabor de uma limonada diferente ao seu tradicional suco de uva para ter um resultado delicioso e nutritivo.

Ingredientes

  • 1 xícara de uvas pretas;
  • meio limão;
  • 250 ml de água de coco.

Modo de preparo

Esprema o limão e adicione o líquido no liquidificador junto às uvas e à água de coco. Depois, coe bem a mistura e já estará pronto para servir.

Sangria sem álcool

Quem disse que sangria sempre deve conter álcool? Apresentaremos a seguir mais uma receita com ingredientes saudáveis e nutritivos. Não deixe de experimentar!

Ingredientes

  • 1 litro de suco de uva integral;
  • 1 xícara de suco de abacaxi;
  • 1 ½ xícara de água com gás;
  • 1 xícara de abacaxi picado;
  • 1 xícara de maçã sem casca picada;
  • açúcar ou adoçante.

Modo de preparo

Selecione uma jarra bem grande, pois é uma receita que rende bastante. Depois, é só adicionar todos os itens no recipiente e misturar bem ao final. Coloque gelo na hora de servir e complemente ainda mais a refrescância da bebida.

Como foi possível constatar, o suco de uva integral é um aliado e tanto para a nossa saúde. Os compostos da fruta trazem diversos benefícios e, por isso, é uma bebida tão recomendada para crianças e adultos. Contudo, lembre-se de que o suco concentrado é a melhor opção já que é feito com a fruta inteira e, assim, tem todos os seus nutrientes. Experimente nossas receitas e deixe o seu dia a dia muito mais saudável.

O que você acha de receber conteúdos como este com exclusividade na caixa de entrada do seu e-mail? Então, assine já nossa newsletter e fique por dentro das nossas novidades.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X