fbpx
Os benefícios do suco de uva integral

Os benefícios do suco de uva integral

Compartilhe

Você sabe quais os benefícios do suco de uva integral? Pois bem, em um contexto em que as pessoas estão buscando cada vez mais por qualidade de vida e procurando adotar hábitos saudáveis no dia a dia, essa pergunta merece ser respondida, não é mesmo?

Afinal, a procura por alimentos mais nutritivos, como o suco de uva integral, têm aumentado bastante, o que é um movimento muito compreensível quando consideramos que os benefícios do suco de uva integral, por exemplo, são tema de pesquisa de mais de 100 estudos! A uva é uma fruta muito rica em nutrientes e é responsável por vários benefícios à saúde.

Você quer saber exatamente quais são as melhorias que o suco de uva integral pode proporcionar à sua saúde e à da sua família? Por que ele deve ser consumido todos os dias? Descubra agora a resposta para essas e outras perguntas!

Benefícios do suco de uva integral

Veja abaixo a lista com os principais benefícios que o consumo desse suco pode trazer.

1. Retarda o envelhecimento celular

O suco de uva integral, assim como o vinho tinto, tem em sua composição uma substância química chamada de resveratrol e que é produzida pela própria fruta. A grande vantagem em relação ao vinho é que o suco de uva integral não tem álcool podendo ser consumido livremente sem contraindicações!

Essa substância poderosa, além de proteger a fruta de fungos e pragas também ajuda a trazer longevidade para nós, seres humanos.

Para entender exatamente como ela age, precisamos compreender a ação da sirtuína, uma proteína que já existe no nosso organismo e atua como protetora das nossas células. A sirtuína é liberada naturalmente no nosso corpo e tem como função primordial defender as células dos radicais livres (agentes que promovem a oxidação das células) e, assim, retardar o envelhecimento.

O resveratrol age de uma forma muito parecida oferecendo para o nosso corpo esse benefício extra quando bebemos suco de uva integral. Além disso, o resveratrol, ao lado dos outros antioxidantes presentes na uva beneficiam o nosso corpo fortalecendo unhas, peles e cabelos.

2. Auxilia na prevenção do câncer

Não se sabe ainda o que desencadeia o câncer, mas sabe-se que esse acontecimento está relacionado a uma série de fatores, inclusive com a ação dos radicais livres. Eles têm o poder de alterar o material genético da célula e, assim, a replicação fica prejudicada, apresentando defeitos. É a multiplicação de células defeituosas que acaba gerando o tumor cancerígeno.

Como o suco de uva integral é uma bebida rica em antioxidantes, elementos que combatem os radicais livres, ele consegue ajudar na prevenção do câncer.

3. Ajuda nos exercícios físicos

Uma pesquisa realizada pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) comprovou que tomar um copo de suco de uva integral antes e depois dos treinos aumenta a circulação sanguínea e reduz o cansaço físico.

Sendo assim, ao inserir esse hábito simples na sua rotina, você conseguirá ter um melhor desempenho nos treinos e mais disposição para realizar a suas atividades do dia a dia.

4. Reduz a circunferência abdominal

O Centro Universitário Metodista de Porto Alegre realizou um estudo com idosos que, durante um mês, teriam que tomar 400 ml de suco de uva integral por dia. O resultado foi excelente: redução do índice de massa corporal (IMC) e do colesterol ruim e perda de peso e de alguns centímetros na região do abdome.

Essa redução se deve ao fato de que o suco de uva integral contém fibras, e, por isso, ele proporciona uma saciedade que resulta na diminuição da vontade de comer em grandes quantidades, e, por consequência, ajuda a diminuir a gordura abdominal.

Outra maneira de também contribui para diminuir o consumo de calorias e impedir as variações das taxas de glicose é adotar a estratégia de beber um copo de suco de uva integral toda vez que surgir o desejo de comer doces.

5. Ativa a memória

Outra pesquisa conseguiu relacionar a importância do suco de uva integral para a memória. Por meio de ressonância magnética, notou-se que após 30 dias de ingestão da bebida, mais áreas do cérebro passaram a ser ativadas e houve melhora na intensidade das áreas que já estavam ativas.

Além disso, os antioxidantes são excelentes aliados quando o assunto é proteger o cérebro da ação dos radicais livres, prevenir a doença de Parkinson, melhorar a percepção, a atenção, o raciocínio, o aprendizado e a cognição.

 

6. É um ótimo antidepressivo natural

Um outro benefício que está associado ao consumo regular do suco de uva integral é a sua potente ação antidepressiva. Sim! A uva é capaz de diminuir o mau-humor por conter alta concentração de vitamina B, que, por sua vez, age como um antidepressivo natural que atua diretamente no funcionamento do sistema nervoso.

Note que não estamos dizendo que o consumo regular de suco de uva integral pode substituir o tratamento com medicamentos e o acompanhamento com médicos especializados em depressão, mas sim que a bebida pode auxiliar e agir como coadjuvante nesse processo.

7. Faz bem para o coração

A uva tem compostos naturais bioativos que são chamados de fitonutrientes. Logo, quando consumida com regularidade, por meio da ingestão do suco de uva integral ela atua como agente de prevenção de doenças cardíacas.

Isso ocorre porque os fitonutrientes que mencionamos diminuem o risco do surgimento de coágulos no sangue e ajudam a manter os níveis saudáveis do colesterol e dos triglicerídeos.

Agora, como se não bastassem tantos benefícios para o coração, o suco de uva integral também ajuda a manter a pressão arterial em níveis satisfatórios e ajuda a reduzi-la quando está elevada, de modo que ele funciona como um excelente remédio natural para controlar a pressão.

8. Tem ação antibacteriana

Estudos apontam que a uva tem agentes antimicrobianos, ou seja, ajuda a evitar complicações de saúde envolvendo infecções e bactérias. Por essa razão, é importante frisar que o suco de uva integral também é muito eficaz contra infecções bacterianas por ingestão de alimentos contaminados.

Essa propriedade antibacteriana das uvas está presente, justamente nas cascas e nas sementes da fruta, que são dispensadas durante a fabricação do vinho. Esses nutrientes presentes na fruta inibem o crescimento de algumas bactérias relacionadas às infecções de origem alimentar.

9. Funciona como anti-inflamatório natural

O suco de uva integral também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, pois tem ativos com propriedades anti-inflamatórias. A bebida diminui as concentrações de substâncias produzidas pelo organismo que interferem no processo inflamatório.

Além disso, a substância age sobre algumas enzimas pró-inflamatórias. As uvas vermelhas, roxas e rosadas têm mais polifenol — micronutriente anti-inflamatório que está presente nas cascas e sementes da fruta — do que as uvas brancas e verdes.

Horário indicado para consumir

Recomenda-se não ingerir líquidos durante as refeições. O ideal e o mais indicado é aguardar um intervalo de, mais ou menos, uma hora após a ingestão dos alimentos, ou meia hora antes.

Para beber o suco de uva integral não é diferente, o recomendado é beber o suco de uva integral sempre sozinho, de manhã ou à noite, antes de se deitar.

Uma dica é que se evite o consumo do suco de uva integral junto de alguma refeição, pois, nesse caso, ele pode gerar gases durante o processo de digestão.

Agora, se você estiver fazendo alguma atividade física o indicado é consumir 100 ml bebida antes das atividades e 100 ml depois. Essa indicação se deve ao fato de que o suco de uva integral associado à prática regular de exercícios melhora o fluxo sanguíneo e ajuda o transporte de oxigênio e nutrientes para as células.

Adotar esse procedimento simples vai aumentar o rendimento durante a atividade física e potencializar a recuperação do organismo.

É claro que o suco de uva integral não terá os mesmos benefícios se a pessoa não tiver uma rotina de vida saudável. Uma alimentação rica em nutrientes, por exemplo, é muito importante para que o resveratrol possa agir plenamente nas células do corpo.

Quantidade ideal de ingestão

Sendo assim, para ter bons resultados, o ideal é ingerir um copo de suco de uva integral concentrado por dia — 200 ml. Observe, contudo, que o suco de uva integral é uma bebida muito saborosa e, por esse motivo, é fácil exagerar no seu consumo, e esse exagero pode resultar no aumento de peso!

Sim, se o consumo for exagerado o suco pode engordar, isso porque o suco de uva integral é uma bebida concentrada e que tem alto valor calórico.

A boa notícia é que se consumido com moderação, ele pode ser incluído em qualquer plano alimentar, e pode ainda ser diluído em água, para aumentar o rendimento ou para que tem dificuldades com a sua alta concentração.

A única ressalva é que não se deve adicionar açúcar ao suco de uva integral, por dois motivos básicos: o primeiro é que a bebida já tem em sua composição os açúcares naturais da fruta, e o segundo é que a adição vai resultar no aumento das calorias e em malefícios diretamente relacionados ao consumo excessivo dela na alimentação.

Integral x néctar x refresco

Você sabe a diferença que existe entre todas as versões desse tipo de bebida? Já se confundiu na prateleira do supermercado, na hora de escolher o seu suco de uva e acabou levando para casa algo que não queria? Pois bem, vamos esclarecer isso agora para que não haja mais confusão:

Suco integral

É a melhor opção de todas, por ser 100% natural, não há adição de água, açúcar, conservantes ou aditivos químicos;

Néctar

O néctar já vem diluído em água e tem adoçantes e conservantes em sua composição, contendo cerca de 20 a 50% da polpa da fruta. É aquele suco de caixa que encontramos nos supermercados;

Refresco

Essa é a pior opção entre todas as outras! Afinal, o refresco só tem 8% da fruta, em sua composição, sendo o restante puro açúcar.

Agora que você já sabe quais os benefícios do suco de uva integral, ficou ainda mais prazeroso incluí-lo nos seus hábitos de vida saudável, não é mesmo? Então, comente neste post o que achou das nossas dicas!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X