fbpx
Como servir vinho de maneira correta na mesa? Aprenda aqui

Como servir vinho de maneira correta na mesa? Aprenda aqui

Compartilhe

Beber um bom vinho é como apreciar uma obra de arte: olhar as suas cores e sentir o aroma para, enfim, curtir as nuances da bebida no paladar. Para muitas pessoas, esse processo se inicia antes mesmo de a bebida estar na taça, pois saber como servir vinho faz parte de um ritual.

Mas, se você não é um grande entendedor do universo dos vinhos — e apenas gosta de dividi-los com seus convidados —, não se preocupe. É possível, seguindo dicas simples, servir a bebida com um toque a mais de sofisticação.

Afinal, o vinho, por si só, já traz um ar mais elegante à qualquer mesa, não é verdade? Além disso, ao respeitar alguns fatores, com a temperatura (do ambiente e da bebida), as harmonizações com os pratos que serão servidos e até mesmo as taças corretas, a experiência será ainda mais prazerosa.

Por esses motivos, vale a pena conferir as nossas dicas de como servir vinho corretamente. Coloque-as em prática e transforme qualquer momento em uma ocasião superespecial.

Deixe o vinho “cair” da forma correta

Antes de oferecer a bebida aos convidados, existem algumas regras, tanto de higiene quanto de “etiqueta do vinho”, que valem a pena ser ditas aqui:

  • antes de abrir a garrafa, limpe-a cuidadosamente, especialmente em volta do gargalo. Os vinhos podem ficar armazenados por um longo tempo e, por isso, acumularem poeira;
  • com exceção dos vinhos tintos, todos os rótulos devem ser abertos na presença de todas as pessoas que vão consumi-los;
  • no caso do tinto, recomenda-se abri-lo 30 minutos antes de ser servido para que ele respire;
  • também é aconselhado passar o vinho tinto pelo decantador a fim de retirar possíveis impurezas;
  • quem serve o vinho deve ser o primeiro a prová-lo por dois motivos: para certificar de que a bebida está em condições de ser servida e também para o caso de algum resquício de rolha cair na primeira porção servida — melhor na sua taça do que na taça dos convidados, não é mesmo?
  • não encha as taças até o topo: para vinhos tintos, o ideal é completar 2/3 do recipiente, enquanto que vinhos brancos e espumantes devem ocupar, no máximo, metade da taça.

Alguns truques no momento de servir o vinho podem fazer com que a bebida chegue ainda melhor às taças. Um deles é manter uma distância de 6 a 10 cm entre a taça e o tampo da garrafa para que a bebida respire enquanto cai no recipiente.

Além disso, é importante, ao servir, apoiar a mão em um guardanapo, evitando que o calor seja passado para a garrafa e altere a temperatura da bebida.

Harmonize com a refeição

Antes de comprar os vinhos que você vai servir, é preciso definir os pratos. Isso porque, ao harmonizar as bebidas com os alimentos, ambos ficam ainda mais agradáveis ao paladar.

Você é livre para provar as combinações e selecionar aquelas que mais agradam. Seu vinho, suas regras. Entretanto, trouxemos algumas dicas de harmonizações interessantes:

  • vinhos tintos acompanham muito bem as carnes, especialmente as vermelhas mais gordurosas, além de massas e queijos mais fortes;
  • vinhos brancos são recomendados para peixes, frutos do mar, aves, massas, saladas e entradas e também são um ótimo aperitivo;
  • espumantes são perfeitos para fechar o cardápio ao lado de boas sobremesas, principalmente aquelas preparadas com frutas ou chocolate branco.

Ao final da refeição, muitas pessoas gostam de apreciar um aperitivo, como um vinho do Porto — bastante concentrado e adocicado. Há pouco tempo, era costume servir essa bebida em temperatura ambiente, mas, atualmente, ela é degustada em uma temperatura mais fresca ou até mesmo acompanhada de uma pedra de gelo. Vale a pena experimentar!

Capriche na decoração da mesa

Quem gosta de receber pessoas sabe a importância de uma mesa bem-posta. Além de deixar todos os utensílios necessários à mão dos convidados, montar uma boa mesa demonstra o carinho com as pessoas presentes, além de.deixar tudo mais bonito, o que é fundamental, pois comemos primeiro com os olhos.

Quanto ao vinho, vale lembrar que por mais que seja grande a tentação de esconder a garrafa com algum objeto de decoração, não faça isso. É de bom tom deixar o rótulo sempre à mostra para que todos possam ver exatamente o que estão consumindo, caso queiram.

O mesmo serve para as taças: quanto mais transparentes e mais possibilitarem a visibilidade da bebida, melhor. Se você está em dúvidas sobre quais taças deve colocar à mesa, pode anotar o que é mais usual:

  • vinhos tintos: taças grandes e com o bojo aberto;
  • vinhos brancos, rosés e verdes: taças tulipa;
  • champanhes e espumantes: taças flute.

Utilize os acessórios próprios 

Naturalmente, o único item que você realmente precisa para abrir a sua garrafa de vinho é um saca-rolhas — e existem vários tipos diferentes. Porém, para deixar tudo mais elegante e “profissional” (além de elevar a qualidade da sua bebida), existem alguns acessórios que podem ajudar. Confira!

Decanter

Ideal para vinhos com mais idade (que podem liberar resíduos) e vinhos de guarda (que ainda precisam de um tempo para evoluir e respirar antes de serem consumidos).

Tampa dosadora

Além de permitir que você controle o fluxo do vinho que será servido, a tampa dosadora impede a entrada de ar na garrafa — sem esse contato, a bebida demora mais tempo para oxidar. Por fim, se sobrar um pouco de vinho no fim do evento, basta fechar a tampa e guardar a sua garrafa na geladeira por mais alguns dias.

Sacola térmica e cooler de garrafa

Em países tropicais como o Brasil, pode ser difícil levar o seu vinho para algum lugar (ou até mesmo deixá-lo em cima da mesa) mantendo a sua temperatura adequada. Para tanto, as sacolas térmicas e os coolers podem ajudar: basta acrescentar gelo e deixar os vinhos brancos e espumantes mais frescos por horas.

Viu só como servir vinho de uma maneira mais sofisticada não é nada complicado? É claro que você tem o seu próprio jeito, mas conhecimento nunca é demais. Seus convidados ficarão encantados.

Curte novidades sobre o mundo dos vinhos? Então você vai gostar de conhecer as novas produtoras de vinho que estão surgindo!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X