fbpx
Como escolher o melhor suco de uva integral para você?

Como escolher o melhor suco de uva integral para você?

Compartilhe

Feito a partir da polpa, da casca e das sementes, o melhor suco de uva integral é aquele que concentra todos os nutrientes da fruta. Eles são ricos em polifenois (micronutrientes que agem como antioxidantes) e em resveratrol — age como protetor das uvas —, o que as preserva do calor, da umidade e das pragas. Essa substância também é um importante antioxidante, e está presente nas sementes das uvas de cor arroxeadas.

suco de uva integral é a melhor alternativa, por ser mais saudável, saciar a sede e hidratar o corpo. Além disso, é uma bebida rica em nutrientes que protegem e fortalecem o seu organismo de diversas doenças.

Continue a sua leitura e confira quais são os benefícios, como escolher o melhor tipo de suco e quais são os principais ingredientes que você deve identificar no momento da compra. Acompanhe!

Quais são os principais benefícios do suco de uva integral?

O suco de uva integral tem duas variações: integral e orgânico. Mesmo que parecidos, possuem características próprias.

Ambos são produzidos a partir da polpa, sendo que o integral é elaborado a partir da fruta inteira e sem adição de qualquer outro produto, como açúcar, água ou conservantes químicos. Já o suco orgânico mantém as características do suco integral, com a diferença de que as uvas são cultivadas sem agrotóxicos

Para que entenda mais sobre o assunto, confira, a seguir, alguns benefícios que o consumo regular do suco integral pode trazer para a sua saúde.

Saúde do coração

Ajuda a reduzir as ameaças de coágulos no sangue e auxilia na manutenção dos níveis saudáveis de colesterol. Assim, contribui para manter a pressão arterial dentro dos padrões, bem como para reduzi-la quando estiver alta.

Saúde dos músculos

resveratrol está presente no suco e no vinho tinto. Ele auxilia na saúde muscular, mantendo os músculos mais flexíveis.

Redução no colesterol

Os compostos flavonoides (antioxidante poderoso), presentes no suco de uva integral, ajudam na prevenção do acúmulo de placas de LDL (colesterol ruim) nas artérias e evita o aparecimento da arteriosclerose.

Saúde da pele

Reduz os efeitos do envelhecimento precoce e, ainda, ajuda na prevenção de rugas e na reparação de células danificadas.

Como escolher o melhor suco de uva integral?

Você sabia que o Brasil tem o melhor suco de uva integral do mundo? Além disso, a produção aumentou mais de 100% nos últimos cinco anos, conforme dados do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho).

No entanto, com tantas opções que encontramos nas prateleiras, como escolher o melhor suco de uva integral? Confira duas dicas essenciais que vão lhe auxiliar na sua decisão.

Fique de olho na marca

Ao contrário do que muitos pensam, a marca é muito importante. Afinal, é a reputação da vinícola que está ali, estampada no rótulo. A compra, quando é feita por impulso, leva em consideração somente o preço, o que pode fazer com que você não leve a melhor bebida para casa.

Tudo aquilo que consumimos deve ter atenção e cuidado especiais. Sendo assim, opte pelas marcas mais reconhecidas no mercado, duvide de produtos muito baratos e nunca deixe de conferir as informações que estão presentes no rótulo.

Detecte características importantes

Como dissemos, ler e entender o rótulo é muito importante em qualquer situação. Afinal, todo cuidado com a saúde é pouco. Na garrafa ou na embalagem estão informações muito úteis. É preciso que os rótulos informem, em letras legíveis, os seguintes itens:

  • a data de fabricação;
  • o prazo de validade;
  • sua composição nutricional;
  • o peso líquido;
  • os carimbos de inspeção;
  • a origem do produto (fabricante ou produtor); e
  • as restrições alimentares — se houver alguma.

Lembre-se de verificar o estado da tampa e do lacre. Veja se estão firmes, sem sinais de violação ou algum indício de ferrugens. O suco de uva integral deve ser apresentado em sua constituição natural, ou seja, sem a adição de qualquer outro tipo de açúcar.

Quais são os principais ingredientes do suco de uva integral?

O suco de uva integral é classificado com uma bebida de gosto doce e ácido, ao mesmo tempo. Possui baixo teor de lipídios (gordura), de protídeos (proteínas) e de cloreto de sódio (sal). No entanto, contém quantidades significativas de açúcares, de ácidos orgânicos e de sais minerais. Além disso, é rico em vitaminas e é de fácil digestão.

Os principais elementos presentes no suco de uva integral são:

  • água: principal elemento encontrado no suco, ela é extraída do solo pelas raízes e armazenada nas uvas;
  • açúcar: os principais açúcares são a glicose e a frutose — facilmente digeridos pelo organismo;
  • ácidos orgânicos: responsável pelo sabor ácido, possui poder bactericida;
  • minerais: contém potássio, magnésio, manganês, cálcio, sódio, ferro, fosfatos, sulfatos e cloretos. Os minerais estão presentes na estrutura dos ossos, do sangue e dos nervos. Além disso, possui alto teor de potássio e baixo valor de sódio, portanto, não elevam a pressão arterial. Dica: o consumo regular de suco de uva integral, supre as necessidades diárias de potássio;
  • substâncias nitrogenadas: importante fonte de aminoácidos e supre as necessidades diárias desse nutriente;
  • compostos fenólicos: responsável pela cor do suco de uva tinto, inclui também o tanino (efeito antibiótico);
  • vitaminas: complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e inositol) e ácido ascórbico (vitamina C); e
  • pectina: fibra solúvel com poder geleificante; ajuda na viscosidade do suco de uva integral.

O suco de uva integral pode ser consumido pela maioria da população, incluindo as crianças. A dose de 200 ml (um copo) é uma boa quantidade para desfrutar dos seus benefícios. Como você pôde ver, ele ajuda na recomposição do equilíbrio ácido alcalino no organismo.

Para alcançar todos os benefícios citados, além de procurar pelo melhor suco de uva integral, é imprescindível que inclua, na sua rotina, a prática de exercícios e tenha, também, uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Agora que você já sabe dos benefícios do suco de uva integral, que tal incluir a Vinícola Campestre na sua lista de compras? Para conhecer mais sobre nossos produtos, acesse o nosso site e escolha o que mais lhe agradar!

 

Compartilhe
X