Chocolates e vinhos: você sabe como harmonizar?

Chocolates e vinhos: você sabe como harmonizar?

Algumas coisas parecem ter sido feitas uma para a outra. Vinho e chocolate, por exemplo, formam uma deliciosa combinação. São perfeitos tanto para a celebração de algumas datas especiais quanto para curtir aqueles dias mais frios.

Isso mesmo! A Páscoa é um momento para apreciar receitas deliciosas com um bom vinho, assim como o Dia dos Namorados pede o rótulo preferido do casal para acompanhar uma caixa de bombons finos ou o clássico fondue doce.

Mas afinal, que tipo de vinho combina melhor com o chocolate? Existe uma harmonização mais adequada que outra? Vamos sanar essas e outras dúvidas neste texto, além de dar dicas de receitas deliciosas com os produtos que você mais gosta.

Confira!

Vinho e chocolate: dicas para a melhor harmonização

Você ficou com vontade de testar essa mistura deliciosa, mas não sabe por onde começar? A gente tem algumas dicas para acertar nas combinações.

Vinho encorpado e chocolate amargo

Um bom primeiro passo para essa harmonização é iniciar com um chocolate que tenha menos açúcar e gordura, ou seja, o chocolate amargo (entre 50% e 70% cacau). Isso porque o excesso desses ingredientes pode prejudicar a percepção de outros sabores.

Quanto ao vinho, prefira um exemplar mais encorpado e aromático, com alto teor de açúcar residual. Ainda está em dúvida? Um vinho tinto de sobremesa tem tudo para fazer a sintonia perfeita!

Vinho licoroso e chocolate ao leite

Uma das harmonizações mais clássicas entre vinho e chocolate se dá justamente pelas características da bebida: mais encorpado, fortificado e que mantém o açúcar natural da fruta em seu processo de fermentação.

Ou seja, um vinho licoroso equilibra-se perfeitamente com o peso do chocolate. Só tome cuidado para não exagerar! Esse tipo de bebida tem a graduação alcoólica mais elevada — e não há chocolate que resolva isso.

Vinho tinto seco e chocolate com alta concentração de cacau

Os chocolates 75% são a companhia perfeita para o vinho preferido dos brasileiros: o tinto seco — como o Cabernet Sauvignon ou o Syrah. Para deixar tudo ainda melhor, prefira um vinho que passou pelo barril de carvalho, pois esse processo deixa o paladar mais amadeirado.

Receitas com chocolate para aproveitar o seu vinho preferido

Agora que você sabe qual vinho harmoniza com o seu chocolate preferido — ou vice-versa —, que tal conferir algumas receitas para misturá-los em seu paladar de maneiras surpreendentes? Confira as opções que separamos.

Fondue de chocolate com vinho tinto

Todo mundo sabe que o fondue de frutas é um clássico para reunir os amigos ou um casal apaixonado, especialmente naqueles dias mais friozinhos.

Para acompanhar delícias como morangos, damascos e outras frutas da sua preferência, você pode apostar em opções de chocolates prontos para fondue, que trazem o mix perfeito de chocolate ao leite e meio-amargo — ideal para a sobremesa.

Mas é claro que o mais importante é agradar aos participantes do encontro. Por isso, utilize um chocolate (ou a mistura deles) que possa agradar a todos para banhar as suas frutas.

Para acompanhar, que tal um vinho tinto mais encorpado, como o Cabernet Sauvignon? Ele é perfeito para a primeira parte do fondue — seja ele de carne ou de queijo — e para as frutas. Assim, não há a necessidade de trocar os tipos de vinho (o que pode não agradar a todos ou ainda fazer mal, devido à mistura).

Mas se vocês quiserem começar com um rótulo de tinto e partirem para uma bebida mais leve na hora dos doces, não deixem de experimentar um vinho branco.

Torta de frutas e espumante

Exatamente, um espumante! Se você ainda tem dúvidas de que essa combinação pode dar certo, pense naquele morango que é colocado estrategicamente nas taças de champanhe. Perfeito, não é mesmo?

Agora, imagine uma torta de morangos (ou de frutas como o limão e o pêssego) acompanhada de uma taça de espumante ou de vinho branco gelado? Essa combinação perfeita acontece porque o adocicado das frutas combina com a leve acidez das bebidas.

Torta de chocolate branco com vinho branco

O segredo, aqui, é semelhante ao da torta de frutas. Nesse caso, a combinação interessante se dá pelo contraste da gordura do chocolate branco com um vinho branco, como o Moscatel. A acidez da bebida ajuda a limpar a gordura e o açúcar presentes nesse tipo de chocolate, surpreendendo até os paladares mais exigentes.

Além de uma torta saborosa, experimente a sua bebida preferida com uma mousse preparada com o chocolate branco. Além do visual harmonioso, essa mistura é perfeita no paladar.

Carne vermelha ao molho de chocolate com vinho tinto

Nem só de sobremesas vive o chocolate. Existem receitas salgadas deliciosas que levam o ingrediente como um toque a mais — e muito especial — aos pratos.

Um bom exemplo é o filé com molho de chocolate, geralmente preparado a partir do clássico filé mignon. Acredite: a mistura é sutil, obviamente não fica doce, e o resultado é surpreendente no paladar.

Quer deixar o resultado ainda melhor? Nesse caso, o seu molho pode ser feito com chocolate e vinho! Alguma dúvida de que esses produtos nasceram um para o outro?

Essa, inclusive, é uma boa receita para surpreender os seus convidados! Ninguém vai acreditar que um prato salgado, que inclui uma carne vermelha como ingrediente principal, leva chocolate — e é tão suculento!

Como você pôde ver, beber vinho com a sua sobremesa de chocolate preferida ou utilizar ambos ingredientes para criar receitas é muito simples. Basta saber como combiná-los e respeitar suas características para que convivam em harmonia na mesa e no paladar.

A partir das nossas dicas, será fácil aproveitar vinho e chocolate tanto em datas comemorativas quanto em celebrações mais que especiais. Os seus convidados certamente vão adorar encontrar esses produtos nas degustações.

O toque final de uma harmonização está na escolha de bons rótulos. Afinal, qualidade é tudo e faz a diferença nas características principais de um bom vinho. Então, que tal acessar o nosso site e conhecer a variedade de produtos? Esperamos a sua visita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X