Benefícios do Vinho

Brut e Moscatel: qual escolher para a festa de fim de ano?

O vinho é uma bebida comumente associada a datas festivas, eventos especiais e celebrações. E, para comemorar a passagem de ano em grande estilo, nada melhor do que um bom espumante, certo? Mas, diante de tantas opções e estilos de espumantes, como Brut e Moscatel, por exemplo, como escolher a bebida ideal para a festa de fim de ano?

Para aqueles que estão adentrando o delicioso mundo dos vinhos e espumantes, é necessário estar por dentro de algumas informações para não errar na hora da compra.

Por isso, neste post, iremos explicar as principais peculiaridades de cada um desses tipos de espumante e te ajudar na escolha certa. Confira!

Tipos de espumantes

Os espumantes são um tipo de vinho que mantém o gás carbônico gerado em sua segunda fermentação, formando as famosas borbulhas. Atualmente, essa é uma das bebidas mais consumidas em festas e celebrações em todo o mundo, sendo produzido em praticamente todos os países vinícolas. 

O que muitas pessoas não sabem é que, na verdade, existem diversos tipos e estilos de espumante, a depender de seu método de produção, país de origem, região de produção e quantidade de açúcar. 

A diferenciação entre Brut e Moscatel, por exemplo, diz respeito à quantidade de açúcar que a bebida leva. Por isso, é importante ter em vista algumas dessas informações para que seja feita a melhor escolha.

Brut

Os espumantes do tipo Brut são característicos por possuírem pouca quantidade de açúcar: máximo de 15 gramas de açúcar residual por litro. Sendo menos doce, esse tipo de bebida traz maior frescor e acidez ao paladar.

O Brut é o tipo de espumante mais comum no Brasil, representando a maior parcela de consumo dos brasileiros. 

Moscatel

Também chamados de “Doce” ou “Doux”, os espumantes do tipo Moscatel agradam os paladares mais doces, já que possuem uma grande quantidade de açúcar em sua composição. Seus rótulos apresentam em média mais de 50 gramas de açúcar residual por litro.

Assim, se você busca um espumante mais leve e com baixo teor alcoólico, o Moscatel pode ser uma excelente escolha. 

Vale lembrar que, além do Brut e do Moscatel, você ainda pode encontrar os espumantes do tipo Demi-sec – ou “meio-seco”. Esse estilo possui uma quantidade moderada de açúcar, ou seja, de 30 a 50 gramas de açúcar residual por litro.

Como escolher?

Depois de todas essas informações, chegou a hora de escolher a bebida para a sua festa de fim de ano. Para isso, você poderá levar em conta uma série de fatores. Em primeiro lugar, faça uma avaliação de seus gostos pessoais e do paladar de seus convidados, isto é, a preferência por bebidas mais ou menos doces.

Além disso, pense na combinação entre o espumante e as receitas que você pretende oferecer. Afinal, a harmonização é muito importante para que as características e sabores do prato e da bebida sejam realçados.

Os espumantes do tipo Brut, por exemplo, casam muito bem com frutos do mar, lagostas, salmão, vieiras, canapés. Já o Moscatel harmoniza melhor com sobremesas, chocolate com frutas, sorvetes, tortas etc.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre Brut e Moscatel, ficou muito mais fácil escolher qual o espumante ideal para a sua festa de fim de ano. Mas, se você ainda possui alguma dúvida, entre em contato conosco