Bebidas para ceia de Natal: como harmonizar e quais servir?

Bebidas para ceia de Natal: como harmonizar e quais servir?

A harmonização de bebidas para ceia de Natal pode incluir vinhos, espumantes, sucos, coolers, drinques, com e sem álcool, e uma infinidade de outras que podem transformar a sua ceia.

O Natal é uma data comemorada, normalmente, com uma grande festa em família e imensa variedade de pratos salgados e doces. Pensamos muito no que vamos comer e, na maioria das vezes, esquecemos das bebidas que serão servidas para acompanhar toda a comida servida.

O que não sabemos é que a nossa experiência gastronômica será muito mais agradável quando harmonizarmos os pratos com as bebidas corretas.

Quais são as bebidas para ceia de Natal?

Cada tipo de prato vai pedir uma bebida. Você pode servir vinhos, champanhes e espumantes durante toda a ceia, porém é recomendado que tenha outras opções de bebidas para os seus convidados, tanto com álcool quanto sem álcool.

Como opções de bebidas sem álcool os sucos de uva tinta e uva branca são os mais recomendados. Dê preferência aos sucos integrais, pois eles são 100% uva e têm todos os benefícios antioxidantes dela.

Outra ótima opção de bebida para a ceia de Natal são os drinques. Eles podem ser com ou sem álcool, agradam a muitas pessoas e a variedade de sabores é enorme. Combine frutas, sucos de frutas, ervas e especiarias, refrigerantes, xaropes etc. para montar os seus drinques sem álcool.

Para os drinques alcoólicos, as opções são inúmeras, e podem ser feitos com vodca, cachaça, cerveja — mesmo o vinho é uma ótima opção para os drinques. Os famosos cleriquot e sangria combinam perfeitamente com a ceia de Natal e podem ser self-service — você os deixa montados em um recipiente e os seus convidados vão se servindo sempre que quiserem.

Outra alternativa são os coolers, refrescantes com aroma frutado e levemente adocicados. São ótimos e combinam perfeitamente com essas ocasiões.

Contudo, se você pretende servir algum tipo de vinho ou espumante, confira as nossas sugestões de harmonização dessas bebidas com as carnes mais servidas nas ceias de Natal.

Com qual bebida a carne de porco combina?

As carnes de porco têm sabor delicado e, dependendo do corte, têm mais ou menos gordura. Em razão disso, as bebidas mais indicadas são:

  • espumantes frutados e com acidez elevada;

  • vinhos brancos leves com acidez elevada, sabor frutado e sem passagem por barricas de carvalho;

  • vinhos tintos leves, como os pinot noirs, acidez elevada e poucos taninos. Os merlots sem passagem por barricas também podem ser uma boa pedida.

Com qual bebida o peru combina?

O peru é servido assado, recheado com farofa e acompanhado de frutas. Essa combinação de sabores exige bebidas como:

  • espumantes com acidez elevada e passagem por barril de carvalho;

  • vinhos brancos com passagem por barril de carvalho das uvas Chardonnay ou Riesling, que terão notas untuosas e um pouco de baunilha, além de acidez moderada. O leve sabor adocicado do final de boca combina perfeitamente com o peru;

  • vinhos tintos leves, como o Pinot noir, e a baixa presença de taninos diminuem a sensação de boca seca, que será proporcionada pela farofa do recheio do peru.

Com qual bebida o bacalhau combina?

Champanhes ou cavas são ótimas companhias para o bacalhau devido à sua acidez elevada. Escolha qualquer um, que não há erro.

  • espumantes com acidez elevada contrastam com a gordura muito comum nos preparos com bacalhau;

  • vinhos brancos estruturados com longas passagens pelo carvalho e alta acidez também combinam.

Como você pode ver, as opções de bebidas para ceia de Natal são inúmeras, e o vinho não pode ser descartado, pois ele harmoniza com qualquer prato da sua ceia.

Quer saber mais sobre vinhos? Baixe o nosso e-book sobre harmonização de vinhos.

X