Aprenda agora como escolher o vinho certo para cada ocasião

Aprenda agora como escolher o vinho certo para cada ocasião

O vinho é uma bebida versátil. Ele combina com qualquer momento, seja uma comemoração em família, um jantar romântico ou um almoço entre amigos. Mas você sabe como escolher o vinho adequado para cada uma dessas ocasiões? Continue lendo o nosso conteúdo e descubra mais sobre o assunto.

Saiba qual vinho combina com cada ocasião

Você pode escolher um vinho seguindo vários critérios, como seu gosto pessoal, o gosto dos convidados, para combinar com o cardápio etc. Cada situação pede um vinho diferente, não é mesmo? Então, confira nossas dicas e descubra como escolher o vinho ideal para cada momento.

Comemoração em família

Comemorações em família são sempre especiais. E nada melhor do que um bom vinho para acompanhar esse momento. Você pode verificar as comidas que serão servidas e optar por vinho que harmonize com elas.

Uma boa opção para essa ocasião é o vinho tinto. Esse tipo de vinho é mais versátil e combina com pratos de carnes vermelhas e aves. Ele também é uma boa pedida para quem está inseguro sobre a escolha do vinho, sendo uma opção que agrada a maioria das pessoas.

Você ainda pode escolher vinhos que são originários do mesmo local da sua família ou que remeta aos seus antepassados. Essa é uma opção interessante para aqueles de famílias mais tradicionais.

Jantar romântico

O jantar romântico pede um bom vinho para acompanhá-lo. Mas atenção, existem alguns cuidados a serem tomados para que a escolha do vinho agrade aos dois e não estrague o momento.

Nessa hora, é melhor evitar sabores marcantes e encorpados, já que seu parceiro (a) pode não ser um adepto da bebida. Os rótulos com sabor adocicado são uma ótima escolha para os jantares românticos.

Porém, se a pessoa amada também aprecia um bom vinho, você pode escolher o rótulo de acordo com o prato que será servido. 

Almoço entre amigos

confraternização entre amigos é uma ocasião esperada por todos que participam dela. Se reunir com pessoas especiais pode ser um momento leve e divertido. Então, é fundamental que você saiba como escolher um vinho para essa ocasião.

Portanto, leve em consideração o cardápio que será servido, desde a entrada até os pratos principais. Uma dica é começar o encontro com um vinho de sabor frutado, e depois servir um mais ácido e encorpado para acompanhar os pratos principais. 

Veja nossas dicas para escolher o vinho certo

Outra dificuldade comum entre os apreciadores do vinho é saber como acertar na escolha. Existem alguns fatores que podem ser levados em consideração na hora de adquirir a bebida.

Fique de olho nas nossas dicas para surpreender seus convidados com um vinho saboroso e marcante.

Escolher de acordo com o gosto pessoal

Sempre que possível, experimente novos sabores de vinhos. Com essa prática, você começa a definir melhor qual o tipo da bebida que mais lhe agrada: encorpados, leves, joviais, tintos, brancos etc.

Escolher o vinho de acordo com seu gosto pessoal é uma boa maneira de acertar na decisão. Lembre-se de que cada pessoa percebe o sabor da bebida de uma maneira diferente, seja o aroma, a intensidade ou a textura do vinho.

Escolher de acordo com a ocasião

Escolher o vinho de acordo com a ocasião em que ele será servido é sempre uma boa opção. Tenha em mente que cada momento combina com um tipo da bebida diferente.

O vinho servido em uma festa não será o mesmo servido em uma reunião mais formal, por exemplo. Os vinhos brancos e rosés vão muito bem em celebrações durante o dia e, de preferência, no verão.

Já os tintos podem ser consumidos quando a temperatura está mais baixa, acompanhados por alguma refeição, como em jantares. Nesse caso, é importante que o vinho harmonize com os pratos que serão servidos.

Escolher de acordo com a aparência do produto

Na hora de escolher um vinho, é importante analisar a aparência do produto e qualidade de sua embalagem. Confira algumas dicas do que você pode observar na hora de comprar uma garrafa de vinho:

  • o vinho não pode estar sem aquela cápsula que envolve o gargalo da garrafa e a rolha, que também deve estar intacta;

  • se a rolha estiver saltada, pode ser que tenha entrado ar na garrafa, oxidando o vinho;

  • fique atento à cor que a bebida apresenta. Vinhos brancos que estão muitos amarelados podem estar oxidados. E vinhos tintos jovens que apresentam cor âmbar também indicam algum problema.

Escolher de acordo com o preço do vinho

Esse é o critério de escolha para a maioria das pessoas que não possuem familiaridade com a bebida. Não existe problema nisso, mas é preciso que você tenha em mente duas coisas:

  • vinhos mais baratos geralmente passam por processos mais simples e são feitos em grandes quantidades, mas isso não significa que o sabor da bebida será afetado;

  • o preço mais baixo também pode indicar que a bebida está em declínio, ou seja, ultrapassou o seu período máximo de consumo.

Se você não deseja gastar muito, uma dica é escolher vinhos que estejam entre R$30,00 e R$40,00. Se pesquisar da forma correta é possível encontrar ótimos vinhos nessa faixa de preço.

Verifique as condições de armazenamento da bebida

Agora que você já sabe como escolher o vinho para cada ocasião, é importante verificar as condições de armazenamento da bebida. Para os vinhos envelhecidos, é indicado um armazenamento na horizontal, por exemplo.

Além disso, as garrafas precisam ser mantidas em locais protegidos, onde não sofrerão grandes impactos. Se possível, é recomendado controlar a temperatura e umidade do local.

Opte por comprar suas garrafas em locais com alta demanda de vinhos. Neles, as garrafas costumam ser armazenadas com mais cuidado e os preços podem ser mais competitivos, devido à alta circulação.

E ai, gostou do nosso conteúdo? Saber como escolher o vinho certo para cada ocasião é fundamental para agradar aos convidados e a você mesmo. Siga nossas dicas e capriche na escolha!

Mas lembre-se: o melhor vinho é aquele que combina com você e com seus amigos, a escolha é sua.

Se você está procurando vinhos para alguma ocasião especial, entre em contato com a gente e conheça os nossos produtos. Até a próxima!

X