fbpx
Afinal, qual a diferença entre o suco integral e o néctar?

Afinal, qual a diferença entre o suco integral e o néctar?

Compartilhe

Nos últimos anos, a preocupação dos brasileiros com a saúde vem crescendo. Por esse motivo, boa parte das pessoas estão modificando seus hábitos, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Há um aumento no número de adeptos de atividades físicas e de uma dieta saudável, que inclui, dentre outras mudanças, a substituição do refrigerante pelo suco.

Entretanto, apesar disso, muitas vezes as pessoas acabam optando pela praticidade dos sucos prontos em vez de escolher os naturais. Existem vários tipos de sucos engarrafados, dentre eles o refresco em pó, a polpa, o néctar e o suco integral.

Neste texto vamos mostrar quais são as principais diferenças entre o néctar e o suco integral. Confira!

A composição

A principal diferença entre o néctar e o suco integral está na composição. O néctar é uma bebida que contém, geralmente, entre 20% e 50% de polpa de fruta, sendo o restante água e açúcar. Além disso, normalmente possui corantes e conservantes em sua fórmula.

Já o suco integral é uma bebida mais pura e, portanto, mais cara. Ele é composto somente do suco da fruta, sem nenhum outro aditivo. Ou seja, nele estão presentes somente os ingredientes naturais.

Como as diferenças são determinadas?

Quem determina as diferenças entre um produto e outro é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de uma normativa que define quais devem ser as quantidades mínimas de suco de fruta em cada tipo de bebida.

Além disso, as normativas do Ministério não abordam apenas a composição dos líquidos, mas também as especificações que devem estar contidas nos rótulos de cada produto. Iniciativas como essa contribuem para que o cliente tenha mais facilidade para saber exatamente o que está consumindo.

Qual é a opção mais saudável: suco integral ou néctar de fruta?

Depois do que foi lido, fica fácil concluir que a opção mais saudável é o suco integral, por não possuir nenhum tipo de aditivo. É como se a fruta tivesse sido espremida dentro do vasilhame, já que seu processo de fabricação não inclui a adição de água, açúcares ou conservantes — ao contrário do néctar.

Por todos esses benefícios, o suco integral é uma bebida que tem um custo mais alto e um prazo de validade mais curto (em torno de 3 dias após aberto), pois não contém ingredientes químicos que conservem o produto por mais tempo. Nesse caso, principalmente, é muito importante observar e seguir as instruções contidas na embalagem.

Dessa forma, dentre as várias opções de bebidas nas prateleiras dos supermercados e nas lojas virtuais, é muito importante estar atento a essa série de observações, que são fundamentais na hora de escolher o que consumir.

Entre refrescos, néctares, polpas e sucos integrais há muitas diferenças, e elas não estão relacionadas apenas ao gosto do produto ou ao seu preço, mas também às suas informações nutricionais.

Compartilhe
X