7 tipos de uva e suas principais regiões de produção

7 tipos de uva e suas principais regiões de produção

O vinho é consumido mundialmente há muito tempo. É possível encontrar relatos e documentos históricos sobre ele nos mais diferentes povos da antiguidade. Ao longo dos séculos se espalhou pelo globo, e com essa migração muitas regiões ganharam espaços dedicados ao cultivo de diversos tipos de uva e à produção da bebida, tornando-se verdadeiras referências globais.

Como ensina a Geografia, a Terra possui diferentes tipos de solo, clima, precipitação e temperatura. Esses fatores alteram a qualidade, o sabor, a doçura e a acidez das uvas, o que reflete também nas características dos vinhos. Aqui no Brasil existem diferentes tipos de uvas e localidades especializadas no plantio da fruta. Neste post apresentaremos algumas das principais castas e as regiões que se destacam pelo seu cultivo. Confira!

1. Sauvignon Blanc e Chardonnay

Enquanto a primeira possui traços mais selvagens e gera vinhos leves e aromáticos, a segunda tem sabores frutados e gera um vinho seco e encorpado. Essas duas castas estão se adaptando muito bem na região dos Campos de Cima da Serra, a nova menina dos olhos da vitivinicultura brasileira.

O terroir da região está encantando especialistas, principalmente pela qualidade dos primeiros vinhos feitos por lá. A região é cortada por rios, possui solo basáltico de alta qualidade e temperaturas baixas.

Outros lugares que se destacam na produção da Sauvignon Blanc e da Chardonnay são a região da Serra Gaúcha e o sudeste do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai.

2. Pinot Noir, Merlot e Carbernet Sauvignon

Os imigrantes europeus tiveram a tarefa de inserir as castas europeias no Brasil. Por aqui é possível encontrar diversos tipos de uvas tintas, tais como a Pinot Noir (considerada a rainha das uvas tintas graças aos seu sabor e frutos delicados), a Cabernet Sauvignon (uva bastante difundida pelo globo, com taninos densos, cor intensa e sabor marcante) e a Merlot (originária de Bordeuax, ideal para vinhos jovens, que possui sabor encorpado, com notas frutadas, cor púrpura e paladar macio).

Sem dúvidas, a Serra Gaúcha é a região produtora de vinhos mais famosa do Brasil. Os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Flores da Cunha foram os pioneiros na vinicultura brasileira, sendo responsáveis por uma fatia substancial da produção nacional. Lá são encontradas diversos tipos de uvas, como as três mencionadas acimas e outras castas “menos populares” como Malvasia e Cabernet Franc.

A produção da Cabernet Sauvignon é bem democrática. Ela se adapta bem em diversos terroirs, por isso pode ser encontrada tanto na gélida serra gaúcha quanto no vale do Rio São Francisco, região que há poucas décadas investe na viticultura.

3. Syrah

A Syrah é uma uva antiga, com relatos de sua existência no oriente (como na Pérsia) e também no Peloponeso. Ela produz vinhos encorpados e com notas de especiarias e frutas negras. Ela se adapta bem em regiões quentes, por isso faz sucesso no vale do Rio São Francisco e também na região do sul de Minas. Alguns exemplares de vinhos brasileiros feitos a partir de Syrah estão ganhando notoriedade internacional.

4. Moscatel

Assim como a Syrah, não se sabe ao certo a origem da uva Moscatel — as hipóteses mais consistentes apontam para o Egito ou Grécia. Ela é uma fruta doce e aromática, que pode ser encontrada em variações que vão do tinto ao branco. Os melhores vinhos feitos a partir da Moscatel são os italianos e espanhóis.

Aqui em terras brasileiras ela é cultivada no Vale do São Francisco e nas serras gaúchas. Por ser uma fruta bem adaptável, seus aromas e sabores mudam bastante de acordo com o terroir.

Essas são algumas das regiões produtoras de vinho no Brasil e os tipos de uva que você pode encontrar nelas! Quer saber mais? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de novidades da viticultura e curiosidades sobre o universo dos vinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X