5 hábitos saudáveis para adotar e incentivar a família

5 hábitos saudáveis para adotar e incentivar a família

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o bem-estar e conscientes de que hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida e garantem uma vida mais longa e feliz.

Mas é claro que ninguém quer ser feliz sozinho e é bem melhor envolver toda a família nesse novo estilo de vida. Além disso, é mais fácil cumprir as suas metas de alimentação e atividades físicas se você tem companhia para malhar logo cedo e ninguém está comendo um delicioso sanduíche enquanto você prepara a sua salada com suco verde, não é?

Confira agora cinco bons hábitos que você pode adotar facilmente, a partir de agora, e ainda incentivar toda a família!

1. Beba suco de uva integral

Facilmente encontrado nos supermercados, o suco de uva integral traz diversos benefícios para a saúde: ele protege o coração, aumenta a imunidade, melhora a circulação sanguínea, faz bem ao intestino, retarda o envelhecimento e ainda ajuda a emagrecer. Não é à toa que a bebida tem se tornado a queridinha das famosas!

Tantas vantagens se devem ao fato de o produto ser produzido com as cascas e sementes das uvas, por meio de um processo que produz mais moléculas antioxidantes.

Mas atenção: o verdadeiro suco de uva integral é orgânico e deve ser tinto, com uma coloração bem roxa. Fique atento ao rótulo e fuja daquelas opções em caixinha, cheias de aditivos químicos e conservantes.

2. Coma fibras

Há quem diga que o intestino é nosso segundo cérebro. E faz todo o sentido! Um intestino que não funciona direito afeta diretamente o nosso humor (daí o termo “enfezado”) e prejudica o funcionamento de todo o organismo, podendo inclusive causar graves doenças.

Por isso, coloque esse intestino para trabalhar direito consumindo, pelo menos duas vezes por dia, alimentos ricos em fibras como cereais, granolas, folhas verdes, frutas, cogumelos e brotos.

3. Mexa-se

O corpo humano não foi feito para ficar parado, sentado em uma cadeira várias horas por dia. Cada vez mais, as pessoas estão criando essa consciência e praticando exercícios físicos.

Mas se você ainda não se convenceu, saiba que apenas 30 minutos de atividades por dia (pode ser até uma caminhada!) evita infartos e derrames, ajuda a respirar melhor, a controlar a pressão alta e o diabetes e a ganhar mais músculos.

Comece já e perceba que, curiosamente, quanto mais você se exercitar, menos cansado ficará em seu dia a dia!

4. Durma bem

Basta perceber quantas horas um bebê, uma criança ou um adolescente em pleno desenvolvimento dormem para entender o quanto o sono é necessário para o ser humano.

Enquanto dormirmos, o corpo se recupera fisicamente e também mentalmente, repondo nutrientes e fixando memórias e aprendizados. Por isso, se você não dorme bem nem as horas que o seu organismo precisa (entre 7 e 8 horas, para a maioria das pessoas), saiba que está adoecendo aos poucos.

5. Relaxe

O estresse é uma das grandes causas de doenças dos nossos tempos atuais. Vivemos sempre conectados, apressados e querendo tudo “para ontem”. O resultado são descargas hormonais em nosso corpo que podem causar vários distúrbios psicológicos, como ansiedade, compulsões e até depressão.

Além disso, quem está sempre estressado não se alimenta corretamente, não dorme bem e dificilmente aproveita por completo seus momentos de lazer.

Algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a calma é se planejar, para não ficar nervoso com os imprevistos e a falta de tempo; não ficar remoendo os problemas nem fazendo tempestade em copo d’água — se é possível resolver, foque na solução, com calma e maturidade; e ter em mente que qualquer máquina precisa ser desligada para esfriar, inclusive o seu corpo.

Viu só como é fácil manter hábitos saudáveis? E confesse: além de simples de colocar em prática, todas essas dicas são uma delícia. Você e sua família, com certeza, vão se divertir muito com essas novas práticas alimentares, de descanso e de lazer. E se puderem fazer as refeições e as atividades físicas juntos, será ainda melhor, pois é comprovado que a convivência com os familiares e amigos faz bem à saúde!

Então comecem já! E para conferir sempre conteúdos como esse, siga a gente no FacebookTwitterInstagram e YouTube.

Comments (2)

  • Jairo Tecchio Reply

    Parabéns pelas sugestões acima.
    Obrigado
    Jairo

    24/07/2019 at 20:18
  • Jairo Reply

    Parabéns pelas sugestões acima.
    Obrigado
    Jairo

    24/07/2019 at 20:18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X