Vinícola Campestre

Blog Aromas & Sabores

Dia do Combate à Obesidade
Você esta em > Blog > Matéria

17 de maio de 2016

Na correria do dia-a-dia, cuidar bem da alimentação têm ficado em segundo plano. Comer um hambúrguer na lancheria mais próxima do trabalho, pegar uma comida rápida industrializada, facilita (superficialmente) a vida, deixando de lado ver que mais adiante, isso pode ser o principal motivo de grandes problemas.



A obesidade, é uma doença que vem tomando proporção, atingindo já 40% da população brasileira.
Muitas pessoas que estão com sobrepeso, precisam de uma motivação para emagrecer, e é com esse objetivo que foi criado o ” Dia Nacional de prevenção da obesidade”, buscando alertar sobre os principais problemas que a obesidade pode trazer, e incentivar prevenção e combate da doença, que é responsável por aumentar os riscos de doenças de pressão alta, diabetes, colesterol alterado, ataques cardíacos, artrites, entre muitas outras complicações.

Um dos fatores causadores da obesidade é a genética, quem tem casos de obesidade na família, aumenta 30% de chances de se tornar obeso. Além da genética, a obesidade é o resultado de descompasso energético, ou seja, a energia ganha em alimentos altamente calóricos, não é suficientemente gasta em exercícios físicos.



O ideal é controlar a alimentação, optar por dietas mais saudáveis, ser amigo da salada, passar a diminuir as quantidades de gorduras e frituras, na hora dos lanches, opte por frutas.
Buscar comer apenas a quantia necessária, alimentando-se devagar. Quando comemos, a sensação de estarmos satisfeitos, demora alguns minutos para entrar em ação, enquanto a sensação de fome é muito mais rápida e avassaladora, em função deste retardo para saciar a fome, que comemos mais do que realmente precisamos.

Outra forma indispensável de buscar uma vida fora da obesidade, é a prática de exercícios. Pratique uma horinha de exercício por dia. Além de aumentar a disposição, é um aliado na luta contra a obesidade, ajudando a gastar calorias.



E uma delícia de informação, é um estudo feito pela Universidade de Ulm, na Alemanha, provando que o resveratrol, substância presente no vinho e no suco de uva, em especial no vinho tinto, ajuda na redução das células de gordura.

Com os testes feitos, aplicados em camundongos, o uso de resveratrol teve o mesmo efeito de uma dieta. Nos humanos, o vinho ajuda a impedir a proliferação de células precursoras responsáveis por armazenar gordura. Então, uma taça por dia já pode ser o seu primeiro passo né?
Aromas & Sabores
Leia também

Vinhos & Afins

6 erros que você não pode ... 22 de maio de 2018

Enófilo de carteirinha, você escolhe os rótulos que ...

ler notícia

Vinhos & Afins

Veja 3 dicas para receber os ... 14 de maio de 2018

A Lei Seca em vigor há alguns anos no Brasil (que proíbe o consumo de ...

ler notícia

Harmonização de Vinhos

Principais sites sobre ... 07 de maio de 2018

A cultura italiana está bastante presente em nosso dia a dia, especialmente na comida. As ...

ler notícia
Assine nossa
Newsletter

Vinícola Campestre 2018 - Aprecie com moderação

desenvolvimento | sixinterfaces