Vinícola Campestre

Blog Aromas & Sabores

6 dicas para fazer decoração com garrafas de vinho e espumante
Você esta em > Blog > Matéria

28 de setembro de 2017

Todos os apreciadores de vinho, espumantes e afins têm uma coisa em comum: o amontoado de vidro na despensa esperando para ser reciclado. A decoração com garrafas é uma maneira prática e econômica de reaproveitamento, em que você reduz a quantidade de vasilhames ao mesmo tempo que enfeita sua casa ou presenteia os amigos.

Afinal, abrir uma garrafa de vinho após um dia de trabalho, comemorar uma conquista degustando um espumante ou surpreender os convidados incorporando vinho àquela receita já conhecida ajuda a relaxar em meio ao agito do cotidiano. E, inevitavelmente, esses momentos resultam no incômodo acúmulo de garrafas vazias no canto da cozinha.

Neste post, mostramos 6 ótimas ideias de como você pode transformar esses recipientes em peças bonitas e funcionais de maneira fácil e prática. Veja só!

1. Centros de mesa ou vasos

Antes de começar, defina onde ficarão as garrafas para decidir quais materiais e cores serão usados para enfeitá-las. Considere a decoração já existente no local para, a partir dela, escolher entre as diversas opções de acabamento.

Barbante ou fio de crochê

Material:

  • pedaços de barbante;

  • cola branca para artesanato;

  • pincel;

  • tampa de caneta.

Passe a cola com o auxílio do pincel no gargalo da garrafa. Posicione a ponta do barbante ou fio virada para baixo, próximo à boca do recipiente e dê a volta por cima da ponta para que ela não se solte. Continue dando voltas até cobrir toda a área que está com cola.

Repita o procedimento em toda a garrafa, sempre fazendo por partes para que a cola não seque. Para finalizar, use uma tampa de caneta para empurrar a ponta do barbante ou fio para baixo das voltas completas.

O acabamento (para não desfiar) pode ser feito com a própria cola ou com verniz de boa qualidade. Você pode optar por revestir a garrafa inteira ou apenas algumas partes, combinar o barbante com pedaços de tecido ou, ainda, finalizá-lo acrescentando laços de fita.

Tecido ou papel

Material:

  • retalhos de tecido ou pedaços de papel;

  • cola branca para artesanato;

  • pincel;

  • verniz (opcional).

Esta é uma técnica de découpage. Recorte a imagem de seu interesse no tecido ou no papel e aplique cola no verso da figura com o pincel. Posicione-a na garrafa e alise cuidadosamente, evitando dobras e bolhas. Finalize aplicando a cola (ou verniz) por cima.  

Tinta

Material:

  • tinta em spray, tinta acrílica ou tinta para lousa;

  • pincel;

  • verniz.

Aplique duas demãos de tinta — respeitando o tempo de secagem entre elas — e finalize com o verniz. Você pode pintar a garrafa inteira no mesmo tom, usar várias cores ou fazer desenhos, listras ou círculos. Lembre-se de não usar o verniz se tiver optado pela tinta para lousa.

Todas essas ideias resultam belos centros de mesa. Para usá-los como vaso, acrescente flores e galhos naturais ou artificiais.

2. Garrafa para azeite ou vinagre

Utilize garrafas vazias na forma original ou enfeitadas (de acordo com as dicas dadas anteriormente) para alegrar o seu galheteiro.

Material:

  • bico dosador;

  • funil.

Encha as garrafas com azeite ou vinagre, com o auxílio do funil, e troque suas tampas por bicos dosadores — encontrados em lojas de utilidades domésticas.

3. Luminárias e abajur

Suas garrafas podem integrar a iluminação da sua casa de várias formas, embelezando suas mesas ao lado do sofá, seus criados-mudos ou o aparador próximo à entrada.

Luminária de mesa

Material:

  • lâmpadas pisca-pisca.

Faça o seu conjunto de pisca-pisca ter serventia o ano todo, colocando-o dentro de uma garrafa. Deixe para fora apenas a quantidade de fio necessária para que o plugue alcance a tomada.

Abajur

Material:

  • kit elétrico para luminária;

  • lâmpada;

  • cúpula.

Encaixe o kit no local da tampa da garrafa, enrosque a lâmpada e teste. Posicione a cúpula — que pode ser comprada ou feita artesanalmente com madeiras de bastidor (bordado) e retalhos de tecido — e seu abajur está pronto.

Você pode pedir que um vidraceiro fure a garrafa, para que o fio com o plugue saia de dentro dela, ou prender o fio do lado externo da garrafa com barbante ou tiras de tecido.

4. Jogo de copos

Se for ao vidraceiro, aproveite para ganhar um jogo de copos cheio de estilo.

Material:

  • conjunto de garrafas do mesmo tamanho.

Agrupe garrafas do mesmo modelo para ter copos homogêneos ou varie a coloração do vidro para um jogo mais variado. Indique a altura do corte e se certifique que as bordas sejam bem lixadas para ficarem totalmente lisas.

Caso opte por cortar as garrafas em casa, seguindo os tutoriais disponíveis na internet, faça com muita atenção para evitar qualquer tipo de acidente.

5. Porta-velas

Já tem copos suficientes em casa? Use suas garrafas cortadas como porta-velas.

Material:

  • velas; ou

  • parafina e pavio.

Encaixe velas já prontas dentro dos copos cortados ou encha-os com parafina, posicionando o pavio no meio. Para incrementar ainda mais sua decoração, agrupe porta-velas de tamanhos e cores diferentes em uma bandeja de metal e deixe sobre sua mesa de centro, mesa de jantar ou na varanda.

6. Horta inteligente

Para aproveitar a garrafa inteira e ainda garantir temperos frescos para sua cozinha, faça uma horta autossustentável.

Material:

  • garrafas cortadas;

  • barbante;

  • água;

  • insumos para hortas;

  • sementes ou mudas.

Pegue as duas partes da garrafa cortada. Coloque água na base (não precisa encher) e posicione o gargalo dentro dela, com a boca virada para baixo. Corte o barbante em tamanho suficiente para que uma ponta fique em contato com a água e a outra envolta pela terra (que preencherá o gargalo).

O sistema funciona como um aquífero subterrâneo — com o barbante molhado regando a terra gradualmente. Certifique-se que as duas partes da garrafa fiquem bem encaixadas, sem deixar espaço para a entrada de mosquitos (em caso de dúvida, coloque borracha ou silicone na borda). Reponha a água sempre que secar.

Fazer decoração com garrafas vazias é uma ótima maneira de diminuir o acúmulo de vasilhames na sua despensa. Além de deixar sua residência mais bonita de forma prática e econômica, diminui a quantidade de material que seria descartado no lixo e abre espaço para você degustar seu vinho sem preocupações.

Gostou das nossas dicas? Comente aqui no post quais foram suas preferidas e que outras ideias você usaria para fazer decoração com garrafas!

Aromas & Sabores
Leia também

Geral

Fabricação de vinhos e ... 18 de outubro de 2017

Para que o vinho chegue até a nossa mesa, a bebida passa por um detalhado e longo ...

ler notícia

Saúde

Vinhoterapia para reduzir ... 04 de outubro de 2017

O vinho é uma bebida muito consumida e que ganha cada vez mais adeptos, ...

ler notícia

Geral

Curso de sommelier: como se ... 25 de setembro de 2017

A cultura em torno do vinho remete ao início da civilização ocidental, ...

ler notícia
Assine nossa
Newsletter

Vinícola Campestre 2017 - Aprecie com moderação

desenvolvimento | sixinterfaces