Vinícola Campestre

Blog Aromas & Sabores

5 livros sobre vinhos para você aprender harmonização
Você esta em > Blog > Matéria

10 de janeiro de 2018

Nada melhor do que um delicioso prato acompanhado de um bom vinho, certo? O conceito de harmonização, no entanto, vai muito mais além do que simplesmente "combinar" os sabores da bebida e da comida. Por isso, para aqueles que estão adentrando nesse mundo fascinante, investir em um livro sobre vinhos pode ser uma ótima ideia!

A harmonização pode ser entendida como um ramo da enologia que tem como objetivo entender como a nossa percepção dos alimentos e do vinho é afetada quando os ingerimos juntos. Mais do que um conjunto de regras, a harmonização é uma ciência que trabalha no sentido de encontrar as relações mais simbióticas entre diferentes tipos de pratos e vinhos.

Atualmente, existem diversos livros que podem ajudar você a aprender mais sobre harmonização. Por isso, separamos uma lista com alguns exemplos incríveis. Confira!

1. “A Experiência do Gosto”

Nesse livro, o autor Jorge Lucki apresenta aos leitores — iniciados ou não — um panorama geral sobre o mundo dos vinhos. "A Experiência do Gosto" é uma compilação de 64 artigos leves e informativos, publicados originalmente no jornal Valor Econômico.

Para quem busca se aprofundar nos conhecimentos sobre enologia e, a partir daí, fazer ótimas harmonizações, essa é uma ótima pedida.

2. “Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida”

Dedicado a sommeliers, profissionais de restaurantes, distribuidores de vinho, professores e alunos de harmonização e curiosos sobre o tema.

Em "Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida", Euclides Penedo Borges fornece boas dicas de harmonização, além de trazer explicações mais aprofundadas sobre essa ciência.

3. “Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia”

Organizado por Mila Alvez Baffi, Ellen Silva Lago-Vanzela e Roberto da Silva, "Uvas e Vinhos" foi eleito pela Revista Amanhã como um dos dez melhores livros sobre culinária e vinho.

Aqui, o tema principal trata dos cada vez mais aprimorados processos de melhoramento de uvas e vinhos ao redor do mundo. Ótima leitura para quem busca conhecimentos mais técnicos sobre o assunto.

4. “Vinho e Comida: Um Guia Básico e Contemporâneo das Melhores Combinações de Vinho e Comida”

Para aqueles que gostam de vinho, gastronomia e muita história, vale apostar no livro de Joanna Simon. De forma inusitada, a autora narra como o vinho e a culinária evoluíram juntos ao longo do tempo.

Para exemplificar, Simon cita algumas das combinações mais clássicas entre comida e vinho. E mais: o livro ainda conta com um guia básico das principais regiões vinícolas do mundo.

5. “Comida e Vinho: Harmonização Essencial”

Escrita por José Maria Santana e José Ivan Santos, a obra ensina, de forma didática, aos leitores como reconhecer alguns dos traços mais marcantes de um vinho para, assim, fazer boas harmonizações com ele.

"Comida e Vinho" é mais uma ótima opção para quem está buscando saber mais sobre o mundo das harmonizações!

Essas são apenas algumas sugestões que podem auxiliá-lo a aprender um pouco mais sobre harmonização. E agora que você já tem as melhores dicas de livro sobre vinhos, que tal se tornar um apreciador de vinhos profissional?

Aromas & Sabores
Leia também

Geral

Vinho de qualidade: aprenda 3 ... 18 de dezembro de 2017

O vinho é uma das bebidas mais populares em todo mundo e, por isso, é ...

ler notícia

Geral

Você já conhece a bebida ... 07 de dezembro de 2017

O verão está chegando e, para enfrentar essa estação tão ...

ler notícia

Geral

Descubra agora como plantar ... 23 de novembro de 2017

Às vezes, quem mora na cidade não dispensa a possibilidade de poder ...

ler notícia
Assine nossa
Newsletter

Vinícola Campestre 2017 - Aprecie com moderação

desenvolvimento | sixinterfaces