Vinícola Campestre

Blog Aromas & Sabores

5 atividades físicas para fazer em casa e aumentar a qualidade de vida
Você esta em > Blog > Matéria

30 de agosto de 2017

Praticar exercícios físicos regularmente é uma ótima forma de manter nossos corpos e mentes saudáveis, garantindo bem-estar e auxiliando-nos a alcançar a tão famigerada longevidade. No entanto, com uma rotina cada vez mais corrida, nem todas as pessoas dispõem de tempo e dinheiro para frequentar uma academia.

A boa notícia é que é possível (e muito fácil) realizar atividades físicas em casa! Para isso, você não necessitará de aparelhos e equipamentos sofisticados, podendo utilizar como apoio os próprios objetos e utensílios de seu lar.

Separamos aqui algumas atividades físicas para fazer em sua própria casa e, assim, aumentar a qualidade de vida. Confira!

1. Flexão

A flexão é extremamente importante para o fortalecimento dos ombros, braços e peito. Para atingir os melhores resultados, o modo correto de fazer as flexões é com braços alinhados ao peitoral e abertos de modo suficiente para que os cotovelos dobrem em aproximadamente 90 graus.

O ideal é que, durante o exercício, o seu peito chegue a cerca de dois dedos do chão e depois volte à posição inicial, com a extensão dos braços. É importante manter o quadril firme. Comece com três séries de 10 movimentos cada, com um descanso de dois minutos entre as séries. Aos poucos, você poderá aumentar o número de movimentos em cada série e, consequentemente, o número das próprias séries.

2. Agachamento

O agachamento é um outro exercício muito simples para fazer em casa e que ajuda a ativar os membros inferiores. Flexione os joelhos mantendo a coluna sempre ereta durante a descida. Para manter o equilíbrio, você pode colocar os braços para frente.

Para que os agachamentos sejam feitos de modo correto, a recomendação é que o movimento vá até que suas pernas cheguem a um ângulo de aproximadamente 45 graus. A repetição dos movimentos pode ser feita em três séries de 20, com um intervalo de dois minutos entre cada série.

3. Gato alternado

Um exercício muito bom para a coluna, o gato alternado deve ser feito de maneira correta para evitar possíveis dores e complicações. Para realizá-lo, você deve se ajoelhar com as pernas afastadas na largura do quadril e, com os braços estendidos, apoiar as mãos no chão.

Primeiro, eleve a perna direita e o braço esquerdo e mantenha a posição por cinco segundos. Depois, volte e faça o contrário: perna esquerda e braço direito por mais cinco segundos. Comece com duas séries de 20 repetições.

4. Mergulho no banco

Para esse exercício, você necessitará apenas de uma cadeira ou um sofá. Sente-se no banco, leve as pernas para a frente e apoie-se com o calcanhar. Posicione as mãos sobre o banco, já que os seus braços serão o seu principal apoio.

Com a coluna ereta, direcione o seu corpo ao chão e, depois, retome à posição inicial. Inicialmente, você pode realizar três séries de 15 movimentos.

5. Levantamento de peso

Em pé e com os joelhos levemente flexionados, segure um saco de mantimentos (o peso dependerá de cada pessoa) em cada mão e mantenha os braços para baixo, com as mãos voltadas para frente. Traga os pesos em direção ao peitoral e, em seguida, retorne à posição inicial. É importante que os cotovelos estejam colados ao corpo. Comece com quatro séries de 10 movimentos para cada braço.

Lembre-se de que, antes de iniciar qualquer atividade, é muito importante fazer uma avaliação física para verificar quais são as suas necessidades e limitações. Além disso, tome cuidado para não realizar os exercícios de maneira errada ou sem realizar alongamentos prévios, pois isso pode causar dores e lesões musculares. Você pode procurar vídeos online e ver como são feitos os exercícios. O cuidado com a saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

Viu como é possível realizar atividades físicas em casa? Gostou de nossas dicas? Então compartilhe nosso texto em suas redes sociais!

 
 
Aromas & Sabores
Leia também

Geral

Descubra agora como plantar ... 23 de novembro de 2017

Às vezes, quem mora na cidade não dispensa a possibilidade de poder ...

ler notícia

eBook

Adega particular: um guia ... 14 de novembro de 2017

Que tal se presentear montando uma adega em sua própria residência? Se a palavra ...

ler notícia

Saúde

Resveratrol: saiba mais sobre ... 31 de outubro de 2017

Todos nós sabemos a importância de se ter uma alimentação adequada, rica ...

ler notícia
Assine nossa
Newsletter

Vinícola Campestre 2017 - Aprecie com moderação

desenvolvimento | sixinterfaces