Cosinare
Nossa casa
Vinícola Campestre
Nossa Estrutura



“Projetar o futuro sem esquecer o passado”

Lembrar o tempo que passou, nos fortalece muito, é como uma árvore que com o passar dos anos, deixa raízes fortes e o tronco rígido para enfrentar as intempéries do futuro.

Lembrar do passado com saudades, com carinho e também com muito trabalho é importante, ver máquinas antigas manuais, ver a uva sendo descarregada em bigunchos, muitas vezes tocado a trator por não ter energia suficiente, empalhar os garrafões em trabalho manual, desde a colheita da vime até o cozimento e fazer a palha, para posteriormente distribuir entre as pessoas da comunidade, para que de forma artesanal pudessem colocar a palha ao redor dos garrafões.

Lembrar das pipas de madeira, dos masteis, das piletas, do primeiro suco de uva, do destilador para fazer álcool, tirar bagaço das pipas, engarrafar o vinho, colocar a rolha e o rótulo manualmente, colocar cera como lacre nos garrafões, carregar um caminhão de vinho para vender na fronteira ou em outros estados, e muitas vezes voltar com a metade da carga... quanto esforço e quanto prejuízo.

Safra da uva com chuva, certamente teríamos problemas de escoamento, estradas ruins, poucos caminhões as vezes, para uma safra grande. Muito sofrimento, mas sempre um sorriso estampado no rosto dos produtores, enfim, estavam vencendo mais um ano.

Lembrar do passado, nos dá segurança de poder ver um futuro breve ainda melhor, mas certamente não tão alegre como eram as safras do passado, sem internet, sem telefone, pouca energia elétrica, mas com muita alegria e criatividade. Os funcionários mais antigos lembram, os mais novos talvez sejam indiferentes, mas nós tivemos uma história, uma bonita história. Hoje é projetar o futuro com os pés no chão, juntos, com os colaboradores. Novos desafios, novos produtos, mas sempre mantendo o lado artesanal, com a modernidade, a honestidade, com a simplicidade e os princípios que sempre nortearam a Vinícola Campestre, e certamente serão o nosso horizonte...

João Carlos Zanotto
Diretor Proprietário

Vinícola Campestre 2017 - Aprecie com moderação

desenvolvimento | sixinterfaces