Geral

Vinho de qualidade: aprenda 3 truques para escolher o melhor

O vinho é uma das bebidas mais populares em todo mundo e, por isso, é possível encontrar uma enorme variedade de rótulos de uvas, países e produtores disponíveis no mercado. Assim, para aqueles que estão começando a adentrar o delicioso universo desse tipo de bebida, escolher um vinho de qualidade pode parecer uma tarefa complicada. Mas não é!

Em primeiro lugar, é importante lembrar que vinho de qualidade não significa vinho caro — ou seja, atualmente é possível degustar diversas opções de bons vinhos a preços bastante acessíveis. Mais importante do que o valor é necessário estar atento a outros detalhes que te ajudarão a verificar se a bebida é ou não de qualidade.

Por isso, listamos 3 truques para você não errar na hora de escolher o seu vinho. Confira!

1. Observe a safra

O primeiro passo para verificar se um vinho é de qualidade é observar a sua safra. A maioria dos vinhos produzidos atualmente — sejam eles brancos, tintos ou rosé — são feitos para serem degustados enquanto jovens. Por isso, aquela velha máxima "quanto mais velho, melhor" só funciona para os chamados vinhos de guarda, isto é, aqueles elaborados para consumo nos próximos 20 a 30 anos.

Assim, caso não se trate de um vinho de guarda, dê preferência a rótulos mais jovens: de 2 a 3 anos no caso de brancos e rosés e até cinco anos no caso dos vinhos tintos. Além disso, procure informações sobre quais foram as melhores safras dos últimos anos em diferentes regiões. Isso com certeza ajudará você na escolha de um vinho melhor!

2. Verifique as condições do produto

Um outro ponto importante para escolher o vinho ideal é verificar com atenção as condições do produto. Em primeiro lugar, dê uma olhada no rótulo: caso ele esteja amarelado, isso significa que a garrafa recebeu muita exposição de luz, o que pode causar a oxidação do vinho e a sua mudança de aroma e sabor. Prefira os rótulos intactos e que não indiquem muita exposição à luz.

Além disso, é importante observar se a cápsula e a rolha também estão intactas. A rolha deve estar sempre rente ao bico da garrafa e a cápsula deve cobri-la totalmente. 

3. Veja as informações do rótulo

Parece óbvio, mas ler o rótulo do vinho antes de comprá-lo é muito importante, já que é lá que estão as principais informações da bebida que você irá apreciar. Uma boa dica para escolher um vinho de qualidade é apostar nas especialidades de cada país, já que cada região tem suas uvas mais conhecidas. Por exemplo: Pinotage na África do Sul, Merlot no Brasil, Cabernet Sauvignon no Chile, Tempranillo na Espanha, Malbec na Argentina etc.

Além disso, verifique se o rótulo possui os termos Gran Reserva ou Reserva. Geralmente, esses tipos de vinho passam por um período de amadurecimento em barris de carvalho, o que lhes confere ainda mais aroma, estrutura e sabor.

Tão importante quanto escolher um vinho de qualidade é encontrar um bom local de compra. Afinal, uma loja especializada com certeza terá as condições de armazenamento necessário para a boa saúde de sua bebida. 

Gostou de nossas dicas para escolher um vinho de qualidade? Continue conosco e entenda agora como essa bebida incrível e tão versátil pode ser utilizada até mesmo em um tratamento para reduzir medidas!