Benefícios do Vinho

Saiba como e por que consumir oleaginosas

Nos últimos anos, a preocupação com a saúde e o bem-estar se tornou um imperativo em qualquer lugar do mundo. E essa busca por uma vida mais saudável passa, inevitavelmente, pelos hábitos alimentares de cada pessoa.

Antes reservadas às festas de fim de ano, as oleaginosas passaram a ser encaradas como verdadeiras aliadas da boa forma, sendo consumidas no dia a dia de cada vez mais pessoas. Por isso, listamos aqui alguns dos motivos para consumir oleaginosas! Confira:

O que são as oleaginosas?

O termo “oleaginosas” faz referência a uma série de sementes comestíveis com alto teor de lipídios e que podem ser consumidas in natura, como castanha do Pará, nozes, amêndoa, pistache, castanha de caju, avelã, macadâmia, entre outras.

Essas sementes têm um alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as chamadas “gorduras boas”. Por isso, além de serem fontes de vitaminas e minerais, esses produtos trazem inúmeros benefícios ao corpo humano.

Quais são os seus benefícios?

Auxilia a memória

Uma das oleaginosas mais populares, a noz é considerada como a protetora do cérebro. Fonte de ômega 3, ela evita que os radicais livres ataquem os neurônios, prevenindo o envelhecimento cerebral e, assim, reduzindo os riscos de doenças neurodegenerativas como o Parkinson e o Alzheimer.

Além disso, as nozes são ricas em vitamina E, protegem os vasos sanguíneos e controlam a pressão arterial.

Previne doenças cardíacas

Para quem sofre de doenças cardíacas, a avelã é a oleaginosa ideal, já que o seu consumo reduz o colesterol ruim (LDL) e eleva os níveis de colesterol bom (HDL). Além disso, tal como as nozes, a avelã contém alto teor de vitamina E, sendo uma ótima aliada na saúde das unhas, pele e cabelo.

Além da avelã, a amêndoa é outra oleaginosa que nos protege de doenças cardiovasculares, por ser fonte de antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e minerais.

Previne a anemia

A castanha de caju é rica em zinco, mineral essencial na prevenção de casos de anemia, além de outros benefícios para a saúde e boa forma, como equilíbrio hormonal, fortalecimento do sistema imunológico, proteção ao sistema cardiovascular.

A castanha de caju também conta com a arginina, um aminoácido que melhora o desempenho durante atividades físicas.

Fortalece o sistema imunológico

Graças ao seu alto teor de selênio e magnésio, a castanha do Pará é um alimento altamente antioxidante, atuando no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças como diabetes, Alzheimer, câncer e hipertensão.

A castanha do Pará também atua na diminuição do estresse e no equilíbrio dos batimentos cardíacos, e melhora do humor.

Como consumir oleaginosas?

As oleaginosas apresentam um alto teor de gordura, assim, é muito importante estar atento à quantidade que você consumirá.

Porções diárias equivalentes a 150 calorias já estão de bom tamanho para uma dieta saudável e rica em vitaminas e minerais. Você pode consumir apenas um tipo de semente por dia, ou até um mix delas — mas sempre de olho nas quantidades necessárias à sua dieta diária!

Enfim, agora você já sabe como e por que consumir oleaginosas! Para aproveitá-las bem, uma boa dica é revezar o modo de consumo conforme os dias da semana: em um dia, consumi-las como um lanche entre as refeições; em outro, inseridas na salada, ou em receitas como pães, biscoitos etc.

E aí, gostou do post? Então, que tal nos seguir em nossas redes sociais e ficar por dentro de todo o nosso conteúdo? Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!