Benefícios do Vinho

O que não pode faltar em uma geladeira saudável?

Ao que tudo indica, a população brasileira está revendo seus hábitos alimentares e escolhendo melhor os ingredientes. Prova disso é o sucesso dos programas de TV que abordam temas de culinária saudável; e a expansão dos comércios com o conceito de “lojas verdes”, que vendem produtos naturais, orgânicos e suplementos do gênero.

E você, acha difícil ter uma geladeira saudável? Tem dúvida na hora de escolher ingredientes que oferecem benefícios à saúde, mas que não perdem em sabor? Se a resposta é sim, continue lendo este artigo e confira os itens indispensáveis para uma alimentação saudável e balanceada sem complicações — e com deliciosas receitas!

Ovos (de preferência, caipiras)

Por motivos de saúde e até de ideologia, muitas pessoas diminuem ou cortam por completo o consumo de carnes brancas e vermelhas de suas dietas. Mas um bom substituto é o ovo de galinha, que contém (em pequenas quantidades, é claro) quase todas as vitaminas das quais precisamos, proteína de qualidade, carboidrato e gordura.

Fácil de encontrar e de conservar, um único ovo é capaz de dar vida às mais variadas receitas, do café da manhã ao jantar. A lista é extensa: experimente ovos mexidos, como base de uma panqueca, no tradicional omelete, pochê, com pão, cozido etc.. O que manda aqui é a sua criatividade, sua fome e o tempo que você tem disponível.

Queijos

O queijo é outra excelente fonte de proteína, além de vitaminas e cálcio que fortalece os ossos. E uma de suas melhores vantagens é que existem muitos tipos, capazes de agradar a diferentes paladares.

Os brancos (como a ricota, o cottage e o queijo fresco) são os mais indicados pelos nutricionistas e profissionais da área. Já os amarelos têm mais gordura, mas são, ironicamente, os mais gostosos. Aproveite-os com moderação para enriquecer suas receitas ou transformá-los em deliciosos protagonistas, ao lado de um bom vinho.

Outras opções diferentes do queijo produzido a partir do leite da vaca são os de búfala, de cabra ou de ovelha. Atualmente, existem também opções sem lactose e queijos veganos, produzidos a partir da batata. Vale a pena experimentar!

Frutas, legumes e verduras

Uma verdade dita por nossas mães desde sempre é que frutas, legumes e verduras fazem bem à saúde. Cada ingrediente da feira tem um grupo de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Existem os ricos em fibras; os ideais para grávidas ou praticantes de atividades físicas; os terapêuticos; os antioxidantes etc.. 

Nossa dica é você se informar sobre os benefícios de cada um. E nunca é demais reforçar a regra principal: quanto maior a variedade e a quantidade de cores consumidas, melhor.

Oleagenosas

Esqueça a ideia de que castanhas, nozes e amêndoas são reservadas para datas especiais ou receitas específicas. As oleaginosas são ótimas fontes de gordura boa (assim como o azeite), que protege o coração e tem efeito anti-inflamatório.

Uma grande vantagem desse tipo de alimento é que ele pode ser comido in natura, ou seja, sem nenhum preparo. Basta levar na bolsa algumas unidades para consumir naquele lanche da tarde. Além de serem uma delícia, promovem saciedade e evitam que você consuma qualquer besteira.

Guarde-as em recipientes de vidro ou plástico dentro da geladeira para conservar melhor os nuts e manter os seus benefícios nutricionais.

Esses ingredientes são muito gostosos, rendem preparos práticos para quem não tem muito tempo para cozinhar e são grandes aliados de uma dieta balanceada. É por isso que não podem faltar em uma geladeira saudável!

Gostou do post? Então aproveite a visita e confira agora mesmo qual é a relação entre sedentarismo e obesidade.