Geral

5 livros sobre vinhos para você aprender harmonização

Nada melhor do que um delicioso prato acompanhado de um bom vinho, certo? O conceito de harmonização, no entanto, vai muito mais além do que simplesmente "combinar" os sabores da bebida e da comida. Por isso, para aqueles que estão adentrando nesse mundo fascinante, investir em um livro sobre vinhos pode ser uma ótima ideia!

A harmonização pode ser entendida como um ramo da enologia que tem como objetivo entender como a nossa percepção dos alimentos e do vinho é afetada quando os ingerimos juntos. Mais do que um conjunto de regras, a harmonização é uma ciência que trabalha no sentido de encontrar as relações mais simbióticas entre diferentes tipos de pratos e vinhos.

Atualmente, existem diversos livros que podem ajudar você a aprender mais sobre harmonização. Por isso, separamos uma lista com alguns exemplos incríveis. Confira!

1. “A Experiência do Gosto”

Nesse livro, o autor Jorge Lucki apresenta aos leitores — iniciados ou não — um panorama geral sobre o mundo dos vinhos. "A Experiência do Gosto" é uma compilação de 64 artigos leves e informativos, publicados originalmente no jornal Valor Econômico.

Para quem busca se aprofundar nos conhecimentos sobre enologia e, a partir daí, fazer ótimas harmonizações, essa é uma ótima pedida.

2. “Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida”

Dedicado a sommeliers, profissionais de restaurantes, distribuidores de vinho, professores e alunos de harmonização e curiosos sobre o tema.

Em "Harmonização: O Livro Definitivo do Casamento do Vinho com a Comida", Euclides Penedo Borges fornece boas dicas de harmonização, além de trazer explicações mais aprofundadas sobre essa ciência.

3. “Uvas e Vinhos: Química, Bioquímica e Microbiologia”

Organizado por Mila Alvez Baffi, Ellen Silva Lago-Vanzela e Roberto da Silva, "Uvas e Vinhos" foi eleito pela Revista Amanhã como um dos dez melhores livros sobre culinária e vinho.

Aqui, o tema principal trata dos cada vez mais aprimorados processos de melhoramento de uvas e vinhos ao redor do mundo. Ótima leitura para quem busca conhecimentos mais técnicos sobre o assunto.

4. “Vinho e Comida: Um Guia Básico e Contemporâneo das Melhores Combinações de Vinho e Comida”

Para aqueles que gostam de vinho, gastronomia e muita história, vale apostar no livro de Joanna Simon. De forma inusitada, a autora narra como o vinho e a culinária evoluíram juntos ao longo do tempo.

Para exemplificar, Simon cita algumas das combinações mais clássicas entre comida e vinho. E mais: o livro ainda conta com um guia básico das principais regiões vinícolas do mundo.

5. “Comida e Vinho: Harmonização Essencial”

Escrita por José Maria Santana e José Ivan Santos, a obra ensina, de forma didática, aos leitores como reconhecer alguns dos traços mais marcantes de um vinho para, assim, fazer boas harmonizações com ele.

"Comida e Vinho" é mais uma ótima opção para quem está buscando saber mais sobre o mundo das harmonizações!

Essas são apenas algumas sugestões que podem auxiliá-lo a aprender um pouco mais sobre harmonização. E agora que você já tem as melhores dicas de livro sobre vinhos, que tal se tornar um apreciador de vinhos profissional?